O que estudar para o Enem

1


As provas do Enem são as mais esperadas pelos estudantes que buscam oportunidades de entrar em universidades e faculdades públicas através dos programas estudantis que são oferecidos pelo governo, como por exemplo o Programa  SiSU, ou o Prouni, Fies e outros porem para serem solicitados os alunos devem ter feito o Enem no ano anterior.

Muitos estudantes acabam ficando na dúvida sobre o que estudar para Enem, já que são aplicadas diversas matérias além dos conhecimentos gerais, e também a redação, que envolve um tema polêmico no qual o aluno deve desenvolver uma tese dissertativa, sendo obrigatório ter introdução, desenvolvimento e conclusão do seu tema.

Os alunos aproveitam as matérias aplicadas no ensino médio para poder ter uma boa base nos estudos, já que muitas das disciplinas e questões elaboradas têm como fundamento os conhecimentos de português, matemática, química, física, e outras matérias inerentes do ensino médio.

Estudar para Enem exige muita determinação e força de vontade.

Matérias aplicadas nas provas do Enem

Desde o ano de 2009 que o exame passou a ser aplicado em dois dias, passando a ser 180 questões, distribuídas em ambos os dias para que não fique muito cansativo para o estudante. Além disso, há também a redação, que é uma das partes mais importantes desta prova, e  ajuda a contabilizar os pontos aumentando as chances do estudante somar os pontos.

Veja as matérias que caem no Enem:

– Ciências humanas e suas tecnologias.
– Ciências da natureza e suas tecnologias.
– Linguagens e códigos e suas tecnologias.
– Matemática e suas tecnologias.
Redação.

Dicas para estudar em casa e ir bem no Enem

Estudando para as provas do Enem.

Muitos estudantes não sabem ao certo como estudar em casa para as provas do Enem que são aplicadas anualmente, por isso abaixo seguem algumas dicas de como você pode estudar em casa para o exame e obter um bom resultado.

– Procure lugares calmos e tranquilos para conseguir se concentrar e compreender melhor as matérias que estão sendo estudadas.

– Não estude em horários que estiver com sono ou cansado, assim não conseguirá entender ou gravar os conteúdos além de poder prejudicar as noites de sono.

– Coloque as suas próprias regras e horários de estudo para que não se sobrecarregue ou deixe para estudar de última hora.

– Manter uma alimentação saudável e equilibrada, colocando algumas pausas e intervalos entre os horários de estudo.

– Se tiver dificuldades com algumas matérias comece por elas já terá um pouco mais de tempo para estudar, aquelas que tiverem mais facilidade deixe para depois.

Classificados dão dicas de como ir bem à prova

Inscrições para o Enem 2013

Ainda não foram divulgadas as datas para as inscrições do Enem de 2013, mas provavelmente seja no mesmo período deste ano, onde todos os estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio ficam isentos do pagamento da taxa de inscrição, onde é cobrada para os demais interessados no exame que o valor é de aproximadamente R$ 35,00 pagável em qualquer agência bancária.

É importante que os alunos fiquem ligados quanto às datas para que não percam o prazo e possam também se planejar melhor com os estudos ficando apto e totalmente preparado para conseguir ter um bom desempenho nas provas.

Simulados online para preparação do Enem 2013

Para que você já possa ir se preparando no exame de 2013 é possível encontrar diversos sites que disponibilizam os simulados online gratuitamente onde pode ser feito quantas vezes achar necessário para testar e avaliar os próprios conceitos sobre sua preparação de enfrentar este exame que é longo e cansativo.

Contudo os simulados estão disponíveis para todos os interessados no Brasil Escola, no site do Terra e até mesmo no site da UOL sendo totalmente gratuitos abordando quase todos os assuntos e questões de exames anteriores.

Vídeos com matérias para estudar Enem

Acompanhe alguns vídeos aulas que podem lhe ajudar nos esclarecimentos de alguns que são tipicamente abordados nas provas do Enem, você também pode conferir o Canal Descomplica – Youtube onde é estão diversas aulas disponíveis aos alunos.

Aula de história – República Liberal (1946)

Aula de história – Reforma e Contrarreforma

Aula de geografia – O movimento das placas tectônicas

Aula de geografia – Capitalismo Comercial

Aula de biologia – Taxonomia reino fungi

Aula de biologia – Plastos e Fotossíntese

Aula de português – Quinhentismo e Barroco

Aula de português – Figuras de linguagem

Aula de química – Equações de velocidade

Aula de química – Isomeria plana

Aula de física – Vetores: produtos de um número por vetor

Aula de física – Campo gravitacional e força elétrica

Aula de matemática – Geometria espacial

Aula de matemática – Logaritmo

Deixe uma resposta