O que pode causar câncer na laringe

3


Mulher com câncer na laringe
A localização do tumor permite um tratamento com cirurgia.

O câncer na laringe afeta a região da cabeça e do pescoço, cerca de dois terços desses tumores surgem na corda vocal e acomete a laringe supraglótica, ou seja, localizam-se acima das cordas vocais.

Entre as causas dos tumores está a ingestão excessiva de álcool e o vício de fumar, quando associadas o risco de câncer na laringe é ainda maior. Aqueles que apresentarem esta patologia e persistirem com estes hábitos estarão contribuindo para que a doença se agrave ou até mesmo para que surja um tumor secundário na área do pescoço e da cabeça.

Sintomas do câncer na laringe

Entre os primeiros sintomas que podem identificar o câncer está a odinofagia (dor de garganta), proveniente de rouquidão e incômodo na região da garganta. Contudo, o câncer supraglótico causa alteração na qualidade de voz, dificuldade de engolir e a sensação de um ”caroço” na garganta.

Estes sintomas em um estágio avançado podem causar disfagia e dispneia, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para respirar e falta de ar.

Tratamento

Câncer na laringeAo perceber os sintomas do câncer na laringe, você deve consultar-se imediatamente com um médico, pois quando descoberto mais cedo há maior possibilidade do tratamento evitar deformidades físicas e problemas psicossociais.

A localização do tumor permite um tratamento com cirurgia, radioterapia e quimioterapia. No entanto o tratamento varia de acordo com o caso de cada paciente, sendo indicada a cirurgia apenas em casos mais sérios.

É possível restaurar a fala dos pacientes através de próteses fonatórias tráqueo-esofageanas, que desviam parte do ar da traqueia para o esôfago.

Recomendações

O paciente com câncer na laringe deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas e do tabaco, afinal eles contribuem para a manifestação desta patologia.

É fundamental você falar com seu médico sobre os sintomas e se há casos deste tipo de câncer em sua família.

Câncer na laringe



Deixe uma resposta