O que são as pirâmides financeiras


Ganhar dinheiro fácil e com baixo investimento é o que todo mundo deseja. Muitas pessoas estão dispostas até mesmo a entrar em negócios ilegais para conseguir lucros exorbitantes. Falando a respeito disso nos lembramos das famosas pirâmides financeiras que prometem grandes lucros em pouco tempo e com praticamente nenhum esforço.

Pirâmides financeiras

Você sabe identificar um esquema de pirâmide? É bem provável que sim, porém como as promessas são atraentes as pessoas acabam relevando o esquema ilegal e entram em negócios perigosos que geram muitos prejuízos ao invés de lucros.

Multinivel-x-Piramide-Financeira

No ano de 2000 muitas pessoas foram atraídas aos negócios que garantiam dinheiro fácil. O resultado? Milhares de pessoas ficaram desempregadas (por terem abandonado seu emprego) e com inúmeros dívidas para pagar devido aos desfalques no orçamento.

O auge dos esquemas de pirâmides

Em pleno século XXI muitas pessoas estão caindo nessa mesma armadilha, temos na mídia diversas empresas comercializando produtos como ‘fachadas’ para promover as famosas pirâmides financeiras.

Pirâmide

Os esquemas de pirâmides financeiras são modelos comerciais previsivelmente não-sustentáveis que dependem basicamente e exclusivamente do “recrutamento progressivo” de outras pessoas para o esquema.

Você conhece alguma empresa assim?

Sem sombra de dúvidas todos nós conhecemos. Uma delas está na mira da justiça e se chama TelexFree, ontem no Fantástico houve até mesmo uma entrevista com membros do grupo e com pessoas que investiram no negócio e agora estão com seus lucros impedidos pela justiça, veja a reportagem completa.

Reportagem do Fantástico sobre a TelexFree

Como vimos a empresa está sobre investigação, não se pode afirmar e nem descartar a possibilidade de ela ser um esquema de pirâmide financeira disfarçada. A questão é, como identificar esses esquemas e se manter longe de negócios atrativos, porém, ilegais?

Pirâmides Financeiras

011

De acordo com Kuruzo, o esquema de pirâmide vai contra todas as regras de ética e conduta da associação de vendas diretas e nenhuma empresa deve cobrar taxas de adesão de seus colaboradores. O site da ABEVC é o responsável pelas denúncias desse tipo de negócio.

Esquema ilegal

A venda direta é um modelo tradicional, que consiste na comercialização de produtos porta a porta, sem um ponto comercial fixo, até ai tudo bem, mas a partir do momento que a sua renda depende de outras pessoas passa a ser uma pirâmide financeira sim.

Em tempos recentes como os nossos, os esquemas a pirâmide são facilmente disfarçados como sistemas de “Marketing Multinível” ou “Marketing de Rede”.

022

Os principais identificadores de um esquema em pirâmide incluem:

  • Vendas efetuadas num tom exagerado (e algumas vezes incluem brindes e promoções).
  • Pouca ou nenhuma informação dada sobre a empresa.
  • Promessas vagamente enunciadas sobre rendimentos potencialmente ilimitados.
  • Nenhum produto real.
  • Um fluxo de renda que depende da comissão recebida pelo recrutamento de novos associados.
  • Produtos adquiridos para uso próprio, em vez de vendas para consumidores que não são participantes.
  • A tendência de que só os inventores/primeiros associados tenham alguma renda real.
  • Garantias de que é perfeitamente legal participar.

A principal distinção entre estes esquemas e negócios legítimos de Marketing Multinível é o de que no segundo caso, uma renda palpável pode ser obtida somente das vendas de produtos ou serviços associados aos consumidores que não estão associados ao esquema.

Cuidado com os golpes