Ortorexia causas e tratamento

4

Ter uma alimentação saudável é essencial para a nossa saúde, mas para algumas pessoas a busca da alimentação saudável se torna obsessão e é ai que você pode diagnosticar uma doença chamada ortorexia.

O que é Ortorexia?

Portanto a ortorexia pode ser caracterizada pela pessoa que se preocupa demais com a qualidade da alimentação, tornando isso uma obsessão. É um distúrbio alimentar onde a pessoa evita qualquer substância química que faça parte da composição da comida, acreditando que apenas os alimentos naturais fazem bem ao organismo.

Visto que o cardápio de um ortoréxico é recheado de vegetais, cereais, não come carnes, enlatados e alimentos com corantes, conservantes e outras substâncias.

Dessa forma outra característica dessas pessoas, é programar completamente todo o seu cardápio de alimentação e evitar comer fora com medo de que não tenha as coisas que ele tem preferência em comer.

Quando vai ás compras confere os rótulos dos produtos e ainda adquirem os ingredientes dos produtos industrializados, para certificar que o seu organismo não será contaminado com as impurezas.

Atenção para pessoas que sofrem com Ortorexia

Mas com toda essa obsessão eles acabam sendo prejudicados, pois não substituem por outras coisas os alimentos e nutrientes que não consomem, deixando o organismo sofrendo uma necessidade calórica.

Portanto uma pessoa com essa doença não vai perceber que está exagerando na qualidade dos alimentos, por isso é preciso que as pessoas em sua volta dêem atenção á ela e leve ao psicólogo para evitar que o problema se agrave e a pessoa acaba desenvolvendo uma doença por causa da falta de algum alimento.

Sendo assim fique atento aos primeiros sintomas e exageros para que você possa se controlar e não deixar chegar á um ponto muito extremo. Alimentar-se bem é bom, mas tudo que passa ser exagero é ruim.

O que é alimentação saudável

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui