Passos de quadrilha

3


A festa junina é uma das comemorações mais esperadas do ano, o evento ocorre no mês de junho ou julho e conta com inúmeras atrações.

Conhecida pelas barracas de doces, salgados e alimentos da culinária brasileira, a festa junina alegra qualquer ambiente.

A quadrilha é, sem dúvidas, um momento muito importante da festa, pois todos os participantes treinam danças e passos diferentes para se apresentar na frente dos convidados. Além do mais durante a quadrilha acontece o casamento caipira, que é repleto de muito humor.

Passos de quadrilha festa junina

Atores dançando quadrilha

Caso esteja organizando a quadrilha da festa junina é necessário elaborar passos criativos para que possa chamar a atenção dos convidados. Abaixo você pode conferir algumas dicas de passos da quadrilha tradicional que são comuns entre as crianças

Entrada dos casais e cumprimentos

Os casais devem entrar no salão de braços dados e saltitando em seguida os homens vão para um lado e as mulheres para outro. Agora as mulheres devem dirigir-se até o seu par para cumprimentá-lo balançando a saia, já os homens devem ir até as mulheres e tirar o chapéu.

Galopê

Depois dos cumprimentos é a hora do galopê, os casais se encontram e percorrem o salão pulando para seguirem o caminho da roça. Neste momento todos devem dançar.

Grande roda

Festa Junina com pau de fitas

Todos os casais devem formar uma grande roda para começar a brincadeira. Primeiro as damas devem ir ao centro e os cavaleiros permanecem no círculo de trás. Para deixar à brincadeira mais divertida as damas erguem os braços e os dois círculos ficam entrelaçados.

Olha a chuva

Ainda em roda o narrador orientará os casais para dar sequência à dança. Quando ele falar olha a chuva ou olha a cobra todos devem virar para o sentido contrário.

Caracol

A roda é quebrada e o uma pessoa puxa a fila indiana para formar um caracol, assim todos os casais se misturam.

Túnel

Passo de quadrilha túnel

Os casais devem se posicionar um frente ao outro e em seguida juntar suas mãos ao alto de maneira que forme um túnel. Depois um casal deve puxar a fila para sair do túnel.

Despedida

Agora é o momento da despedida todos devem sair do salão acenando para os convidados. Os homens costumam jogar os chapéus para o alto.

Festa junina infantil

Passos de quadrilha diferente

Dança diferente de festa junina

Algumas escolas investem em uma quadrilha diferente como, por exemplo, os homens vestidos de mulher e as mulheres de homens tudo para deixar o evento ainda mais divertido. A dança de quadrilha pode seguir os passos tradicionais, porém podem ser acrescentadas músicas diferentes como o funk e pagode.

Para inovar durante o casamento podem ocorrer algumas surpresas como, por exemplo, um convidado impedir o matrimônio.

No entanto para que a dança ocorra da maneira que ensaiou é necessário fazer a marcação da quadrilha e planejar uma coreografia propícia para festa junina.

Quadrilha na Festa Junina diferente

Quadrilha Raio de Sol



Deixe uma resposta