Perguntas freqüentes sobre o câncer de próstata

Está desempregado?
Marketing por

Já sabemos que os homens não gostam muito de freqüentar médico, principalmente quando este é um urologista. Mas saia que é de extrema importância prevenir as doenças para que você possa ter mais longevidade.

Sendo assim, por não ser um assunto tão debatido ele gera muitas dúvidas, não só para os homens, mas para as mulheres também, pois elas devem ter conhecimentos para orientar os seus companheiros, estando sempre atentas quanto aos sinais e sintomas da doença.

Por isso selecionamos perguntas e respostas freqüentes para o Câncer de Próstata

1. Homens jovens podem ter câncer de próstata?
Sim, apesar disso o risco é baixo, pois o câncer de próstata tem mais relação com a idade do que com a genética, para que você possa fazer uma comparação 2% dos homens de 30 anos para baixa apresentaram câncer de próstata, enquanto para os homens acima de 80 anos este número sobe para 70%.

2. Com que idade é recomendado iniciar os exames de prevenção?
Atualmente indica-se a partir dos 50 anos, porém em pacientes com forte histórico familiar é preciso que seja iniciado a partir dos 40 anos.

3. Existe alguma vitamina que possa prevenir o câncer de próstata?
Nenhum trabalho científico conseguiu provar isso, na verdade um destes estudos detectou um aumento de risco em pessoas que tomam multi vitamínicos.

4. Masturbação ajuda na prevenção do câncer de próstata?
É um assunto polêmico, porém a resposta é provavelmente sim, isso porque o que ajuda um pouco na prevenção é a quantidade de ejaculações, sejam elas de quais forma forem. Em um estudo foi comprovado que homens que tinha mais de 20 ejaculações por mês tinham um risco bem menor de desenvolver câncer de próstata se comparado com um grupo de homens que tinha apenas 7 ejaculações por mês, daí também podemos concluir o porque apenas os homens mais velhos têm mais riscos de desenvolver este tipo de câncer.

5. É possível dispensar exames pela via retal para investigação do câncer, já que existem exames mais atuais como o PSA?
Não, mesmo o PSA sendo mais avançado, o toque retal e a ultrassonografia são importantes para a investigação do câncer de próstata.

6. Qual o valor do PSA que indica câncer de próstata?
Na verdade não existe um valor que afirme 100%, hoje usa-se um valor de corte de 4ng/ mL, pois a partir deste, o risco de existir câncer oculta começa a ser elevado.

7. Um PSA baixo descarta a possibilidade de câncer?
Não, pois o PSA sozinho não é suficiente para descartar o câncer de próstata.

8. Quais são os sintomas?
Se o tumor crescer em direção á uretra pode surgir sintomas no jato urinário, como jato fraco, dificuldade para esvaziar a bexiga e dor ao urinar. Pode ocorrer também dor e sangue ao ejacular, sangue na urina e impotência sexual. Porém dependendo de como o câncer evoluir este poderá não mostrar sintomas.

9. Quais são os tratamentos?
Tudo vai depender da idade e do estado de saúde do paciente, além do estágio que se encontra o câncer, atualmente as opções são radioterapia, bloqueio hormonal ou cirurgia para remoção da próstata.

10. O câncer de próstata costuma ser muito agressivo?
Não quando diagnosticado precocemente, porém isso pode acontecer pois o seu crescimento é lento, mesmo em pacientes muito idosos.

Está desempregado?
Marketing por