Home / curiosidades / Planejamento familiar – descubra o momento certo para se tornar pai

Planejamento familiar – descubra o momento certo para se tornar pai

Ter um filho é sem dúvidas um momento de muita alegria para a família, no entanto quando a notícia de que uma criança está por vir é sempre seguida para uma única pergunta; estamos realmente prontos? Portanto muitas pessoas tendem a se programar bastante antes da chegada de um novo membro da família. Por esse motivo veja e faça um planejamento familiar e descubra se é o momento certo para se tornar pai.

Se você está tendo a oportunidade de decidir quando vai se tornar pai, é importante que você esteja ciente que ter um filho é algo que te perseguirá por toda a sua vida. Portanto quando pensar em logo arrumar um filho para criar é necessário estar atento a alguns fatores que podem estar fazendo toda a diferença na sua vida e no da criança também.

Estar se planejando é um bom começo para que seus planos venham a dar certo e por esse motivo é que você deve estar pegando sua agenda e calculando todos os custos que uma criança traz para as despesas de sua casa, o tempo que você poderá estar presente na vida da criança entre uma série de fatores que podem estar sendo muito bem planejadas, para que você não venha a se surpreender depois.

Portanto se você está realmente considerando em cortar o uso de anticoncepcional da relação, veja com atenção alguns fatores que devem estar fazendo parte do seu planejamento. Contudo veja abaixo:

Vida financeira estável

É importante que antes de pensar em colocar um filho no mundo, você necessita primeiramente avaliar a sua situação financeira, afinal crianças geram gastos imensos desde o momento em que nascem até crescerem e começarem a trabalhar.

É importante que você tenha em mente a importância de ter tudo conquistado antes de ter um filho, ou pelo menos ter o básico que é uma boa casa (própria), um automóvel que será mais que útil para a vida da família, um emprego estável e até uma poupança para eventuais acontecimentos.

Preparo mental para ser responsável por alguém

É importante que você esteja preparado emocionalmente para estar recebendo um novo membro da família. Se você é do tipo que gosta do sossego do seu lar, é importante que uma criança tirará tudo isso e por esse motivo estar preparando para essa mudança brusca de vida é essencial para ter uma criança.

Além disso é importante pensar no que você terá que crescer mentalmente, aprender a cuidar de crianças e ainda estar preparado para a mudança de rotina da família toda. Além de quando for assistir seu jornal, terá que estar preparado para ver a galinha pintadinha.

A decisão deve vir do casal

É importante que o casal queira ter um filho. Jamais isso se tornará saudável se um obrigar o outro a tomar essa decisão sem antes pensar corretamente, pois pode ser um grande problema quando um dos dois não se adaptar bem a criança em meio a rotina. Podendo desgastar a relação a dois.

É importante que ambos esteja de acordo de que aquele é o momento de arrumar um filho, pois uma criança é um passo importante tanto na vida da mulher quanto a do homem. Estejam de acordo em que estão na hora certa para arrumar um filho.

Entenda o que sente

É importante que você não haja por pura empolgação, isso porque muitas das vezes tendemos a agir pelos nossos impulsos e isso faz com que tomemos atitudes que tempos depois pensaremos ‘’poxa, não era a hora certa’’. Quando se trata de comprar algo ou de fazer algo que só envolva você, cometer erros é errado, porém normal.

No entanto quando envolve uma vida, esses pensamentos por mera empolgação necessitam ser mudados para um outro pensamento, o qual você se pergunta se estará pronto para estar cuidando da criança que estará por vir e se você pode realmente suprir todas as necessidades da mesma.

Esqueça os passeios

Se você é o tipo de pessoa que adora sair por aí, saiba que muitas das vezes você estará preferindo ficar em casa pois a criança te dará trabalho o suficiente para você não querer sair de casa. Além disso se você é um homem que pensa em deixar tudo nas mãos da mulher saiba que está completamente equivocado em querer ser pai.

É importante que o casal não esteja sobrecarregado, como é muito comum acontecer; o pai sai para jogar um futebol com os amigos e deixa a mulher dentro de casa cuidando do filho de ambos sozinha. É importante cuidar para que uma das partes não se sinta sobrecarregada e por esse motivo se tornem aquelas pessoas infelizes e de mau humor constante.

A relação com a mulher também será diferente

É importante que você saiba entender que a sua esposa estará em um momento de conflito interno até se adaptar com a nova rotina. Isso porque ela estará perdida em que se focar, se é ser mãe ou esposa. Muitas das vezes elas optam por serem mães e isso pode deixar o marido se sentindo completamente sozinho.

Nesse processo é importante estar se preparando emocionalmente e também ajudando sua mulher a passar por isso de maneira menos conflituosa possível. Portanto nessa situação esteja sempre presente para que ela sinta que também está próxima do marido, e que está fazendo o seu papel de mulher na relação.

Esteja apto a ajudar

Uma das coisas que mais prejudica uma família é sem dúvidas, um deixar as obrigações na costa do outro. Muitos homens tem a mania de ter filho para falar que tem, e a parte de cuidar fica toda com a mãe, muitas mulheres acabam por se sobrecarregar e surtam de vez com seus maridos, até que a relação tranquila se torna em algo de constante conflito.

Portanto é importante que o homem esteja sempre ali presente, trocando fralda, dando banhos ou até alimentando. Isso porque com a tarefa dividida as chances de que os dois pirem de vez é bem menor.

(Visited 89 times, 1 visits today)

Veja Também

Qual o valor que devemos gastar com o lazer

Muitas das vezes em que pensamos em como gastar nosso dinheiro de maneira sabia, pensamos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *