Porque a vacina contra paralisia infantil é importante

Está desempregado?
Marketing por

É neste sábado (18) que todo o Brasil está presenciando a campanha nacional contra a poliomielite (paralisia infantil). Todas as crianças menores de cinco anos precisam tomar essa vacina.

Na verdade esta campanha teve inicio no dia 13 de junho e termina no dia 20, mas para que toda a população tenha acesso, em vários pontos da cidade o Sistema Único de Saúde (SUS) colocou postos para que os pais possam levar suas crianças.

A vacina é indolor, são apenas algumas gotinhas via oral, esta é conhecida como Sabin. Será preciso tomar três doses, dando um intervalo de 30 dias entre cada dose. Muitas vezes as crianças choram por medo do que pode acontecer, mas vocês pais não podem deixar de vacinar a criança, pois esta é muito importante.

A Poliomielite ou Paralisia Infantil, como desejar, é muito contagiosa. Ela é transmitida através de um poliovírus muito potente, sendo assim o nome da doença já pode mostrar um pouco sobre este vírus. A principal seqüela que ele deixa é a paralisia principalmente dos membros inferiores.

Em casos mais raros ela pode também atingir adultos, mas na maioria dos casos ela atinge crianças de até 5 anos e de baixa rendo, pois sua transmissão pode ser feita através de fezes. Mas ela também pode ser transmitida através da boca, tosse ou espirro da pessoa infectada em um ambiente com mais pessoas.

O período que a doença leva para desenvolver dentro do corpo é de sete á doze dias, e durante este período a pessoa pode transmitir o vírus, mesmo sem saber que está com ele. Os primeiros sintomas irão variar de acordo com a gravidade da infecção que pode ser sorotipo 1, 2 ou 3.

Mas dentre os vários sintomas os mais comuns são descoordenação dos membros inferiores, fadiga e fraqueza muscular. O tratamento também varia muito, mas muitas vezes as seqüelas são grandes, por isso é de grande importância vacinar.

Está desempregado?
Marketing por