Porque as pessoas soluçam?

Está desempregado?
Marketing por

Pelo menos uma vez por mês a gente soluça, algumas pessoas soluçam mais outras menos, porém soluçar é uma coisa muito ruim e que em alguns casos até mesmo causa um constrangimento. E daí tivemos a curiosidade, porque as pessoas soluçam?

Temos um músculo na barriga, chamado diafragma, ele é um músculo respiratório, bem fininho que fica mais ou menos abaixo do pulmão. O soluço acontece quando este músculo se contrai involuntariamente.

Agora vamos explicar mais profundamente o que acontece de uma forma bem simples. O nervo frênico (motor do diafragma) envia um sinal, como se fosse um choque no músculo, que faz com que o pulmão abaixe, forçando assim a entrada de ar pela boca. Este ar entra em uma velocidade de aproximadamente 120 quilômetros isso faz com que o ar atropele a nossa glote (película encontrada na garganta que controla a entrada de ar e alimento para que o alimento possa ser levado para o local certo), fazendo com que as cordas vocais vibrem, daí então o som do soluço.

Evitá-lo não tem como, mas existem muitos mitos e verdades em como acabar com ele, mas é interessante que você saiba de onde ele está vindo.

O soluço não pode ser constante, ele é eventual e passageiro, caso ele permaneça por muito tempo isso é um aviso de que algo em seu corpo não está correto. Algumas coisas podem provocar o soluço, como o álcool e o frio, pois um irrita as paredes do estômago e o outro faz com que a musculatura fique contraída.

O Glúten, proteína presente em muitos alimentos, também pode ser o causador dos soluços. O Glúten é a principal proteína do trigo, centeio, cevada, mate e aveia, por isso estes alimentos ao serem consumidos você poderá ter episódios de soluço. Inclusive existe uma doença onde o portador é alérgico ao Glúten.

Então é isso, espero que as suas dúvidas tenham sido sanadas e você continue conectado ao nosso Portal.

Está desempregado?
Marketing por