Porque macarrão instantâneo faz mal

0

Devido à correria a qual estamos submetidos diariamente acabamos optando pelos alimentos industrializados para matar a nossa fome de maneira rápida e frequentemente recorremos ao macarrão instantâneo.

É um alimento industrializado que faz parte da alimentação de muitas pessoas, pois é de fácil preparo e pode ser feito em apenas 3 minutos. Mas assim como outros alimentos industrializados, pode fazer mal a saúde caso consumido com frequência.

Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que o macarrão pode ser muito mais prejudicial à saúde do que as pessoas imaginam. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) analisou algumas marcas de macarrão instantâneo e verificou que o tempero em pó do alimento contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo de um dia inteiro, o que pode causar problemas de saúde como a hipertensão arterial.

Consumo diário de sal recomendado

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas e o de sódio, 2 gramas. No entanto, no famoso Miojo o sódio compõe 16% do produto (0,8 gramas em cada pacotinho de tempero), isso porque a marca é classificada como a que contém menor quantidade de sódio.

Além de ocasionar problemas como a hipertensão, o sódio em excesso ainda pode aumentar os riscos para doenças cardíacas.

Problemas causados pelo macarrão instantâneo

Diversos problemas de saúde podem ser ocasionados quando consumimos macarrão instantâneo. Além dos já mencionados acima, devemos lembrar que esse tipo de produto ainda abusa do glutamato monossódico, utilizado para realçar o sabor dos alimentos.

Trata-se de uma substância viciante e que pode causar reações adversas no organismo, mas tem seu uso liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O uso em excesso dessa substância pode causar dores de cabeça, náusea, enxaqueca, queimação no peito e sudorese, além de outras reações.

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui