Porque o Pará será dividido?

Está desempregado?
Marketing por

Segundo alguns deputados federais, a grande extensão de um estado faz com que o mesmo seja ingovernável, e é sobre este argumento que os parlamentares conseguiram aprovar na câmara um plebiscito (quando toda a comunidade vota a favor ou contra) para o desmembramento do Pará em três estados.

Serão dois novos estados Carajás e Tapajós, o Pará continuará existindo, porém será bem menor, por isso é que dissemos que o estado do Pará será dividido em três. O plebiscito sobre a criação dos Carajás já seguiu para a promulgação (existência de lei, quando a lei é publicada e fica por 45 dias a fim de ter alterações caso seja necessário, passando este tempo a lei não poderá mais ser alterada, que deve ser atestado pelo Presidente).

Já o de Tapajós ainda deve passar mais uma vez pelo Senado, isso porque sofreu alteração na Câmara, mas a idéia dos defensores era juntar as duas propostas em apenas um plebiscito, que de deve ser realizado no Tribunal Regional Eleitora num período de até seis meses após a promulgação.

Como será feita a divisão

Tapajós seria o maior estado dos três estados que serão criados, tendo 58% da atual área do Pará, com 27 municípios e 1,3 milhão de habitantes, ficando a Oeste.

Carajás ficaria com a poção sul e sudeste, tendo 39 municípios e 1,6 milhão de habitantes, ficando com 25% do território atual.

E para o Pará restariam 86 municípios onde se localizam atualmente 4,6 milhões de habitantes, ficando apenas com 17% do território do estado atual.

Porém sabemos que com a criação de dois novos estados isso implicaria em duas novas estruturas governamentais no país, o que sabemos que gera custos, que não serão necessários, porém de acordo com os defensores da proposta, qualquer possibilidade de aumento de gastos, além do que as regiões envolvidas necessitam, será repudiado.

Segundo o deputado Lira Maia, defensor da criação do estado dos Tapajós, “O bolo de recursos da União vai ser dividido do mesmo jeito”, pois o custo benefício da divisão do Pará supera qualquer aumento contrário á idéia, pois as regiões desassistidas hoje passaria a ter o alcance dos estados.

Está desempregado?
Marketing por