Com a queda de 5% ao ano da taxa básica de juros da Selic, o rendimento da caderneta de poupança já está quase que perdendo para a inflação. No entanto se você possui algum valor depositado na poupança velha até o dia 3 de maio de 2012, segundo especialistas é recomendado que você os deixe lá. Saiba o por que você deve deixar seu dinheiro na poupança velha
Contudo a regra para a poupança modificou-se nessa data e, portanto, para quem possui um investimento desde aquela época, a regra para o rendimento da poupança é outro sendo melhor do que a que vigora até hoje. Isto porque o rendimento da poupança velha supera até outras opções de investimentos, como fundos de renda fixa para conservadores e CDBs.
Confira os rendimentos de dinheiro na poupança
- Poupança velha: 5,11%
- Poupança nova: 3,72%
- Fundo DI de banco grande (rendimento de 87% do CDI): 4,35%
- CDB de banco grande (92% do CDI): 4,06%
- CDB de banco médio (118% do CDI): 5,21%
Sendo que a inflação deste ano está de 2,49%, os rendimentos reais das aplicações são menores. De qualquer forma ainda apostar na poupança velha é melhor, e ainda conta com a vantagem de não pagar imposto de renda, ao contrário de aplicações em DI e fundo CDB.
Regras de rendimento
No entanto a diferença entre as poupanças está basicamente no cálculo de rentabilidade. Entenda a diferença:
Dinheiro na Poupança velha
Contudo, tem o mesmo rendimento de sempre 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a TR (taxa referencial), não importa a Selic que estiver em vigor. Por tanto quem possui saldo na poupança velha somente pode sacar o dinheiro quando houver novas aplicações que vão diretamente para a poupança nova. Contudo o governo não informou quanto da poupança velha tem investido dos R$816,4 bilhões investidos no mês de setembro em poupanças.
Dinheiro na Poupança nova
Portanto se a Selic estiver em 8,5% ou abaixo disso, como está atualmente, a poupança nova rende cerca de 70% da taxa básica. Toda vez que a taxa básica cai o rendimento da aplicação fica menor. Quando a Selic está acima de 8,5%, a poupança rende 0,5 ao mês e 6,17 ao ano mais a taxa referencial que hoje está zerada.
Por fim, ambas as categorias não pagam impostos, ou seja, são livres do imposto de renda.