Principais causas da depressão


A depressão é bastante comum em nosso país, este não tem hora nem lugar para aparecer, podendo ser homens, mulheres e até mesmo crianças. De acordo com pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) até 2030 a depressão será a doença mais comum em todos os países, sabendo que este problema afeta mais pessoas do que o câncer e as doenças cardíacas.

Seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa, esta muitas vezes inicialmente é assintomática, e difícil de ser diagnosticada em crianças, mas é possível conhecer alguns fatores que podem levar á depressão, sendo mais fácil assim diagnosticar esta doença.

A base bioquímica da doença é a queda de neurotransmissores no sistema límbico, porém só com isso é muito difícil de diagnosticar, pois algumas pessoas podem já nascer com menos neurotransmissores do que as outras pessoas, sabendo que os exames para este diagnóstico são muito caros.

Estes neurotransmissores, são responsáveis pela comunicação entre neurônios com uma área do cérebro responsável pelos sentimentos. Por isso é preciso que você observe as pessoas da sua família, pois é bem comum que este fator seja genético, sendo que as chances de um filho de uma pessoa depressiva tenha também depressão é de 75%, isso acontece por causa de uma alteração genética. Apesar da genética, as mulheres têm o dobro de chances de ter depressão, isso por causa da instabilidade hormonal, principalmente enquanto ela ainda é fértil, porém podem ocorrer casos de mulheres na menopausa e com depressão também.

Os idosos tem tido este índice de depressão aumentado, isso porque com o passar dos anos eles aumentam as suas doses de medicamentos e ainda por conta de doenças acabam ficando isolados da sociedade, aumentando o risco da depressão junto com a faixa etária. Portadores de doenças crônicas podem também desenvolver este tipo de problema, pois a pessoa fica ciente de que ela viverá com aquele problema para o resto da vida, tendo apenas que cuidar para que as coisas não piorem, sendo assim os sentimentos ficarão bagunçados, e por causa dos medicamentos ela também poderá desenvolver a doença.

Traumas como acidentes, abusos, dentre outros, também podem fazer com que os envolvidos desenvolvam uma depressão, por isso é muito importante que pessoas que passem por situações deste gênero, com extremo estresse, tenham acompanhamento com psicólogos.

Muito trabalho e excesso de medicamentos e o abuso de produtos ilícitos, podem desenvolver também quadro de depressão, sabendo então que são diversas as causas de uma depressão, que para que o diagnóstico seja feito, é preciso o acompanhamento médico e psicológico.

É importante dar atenção ás pessoas com diagnóstico de depressão, isso porque elas tem o dobro de risco de desenvolver doenças do coração e infarto, comparando-se com pessoas que nunca tiveram a doença.