Propagandas Tão Enganosas Que Chegam A Ser Engraçadas


Propaganda enganosa está cada vez mais comum nos dias atuais, principalmente quando se trata de alimentação… O produto parece perfeito na embalagem, mas, quando abre o que se encontra é realmente decepcionante.

Mas, será que tudo pode ser considerado propaganda enganosa? Em 2009, a empresa de brinquedos Mattel foi processada por propaganda enganosa por causa de sua linha de brinquedos Max Steel. De acordo com o processo, a sua propaganda mostrada o brinquedo em movimentos de ação, o que dava a entender que o brinquedo se mexia sozinho. A empresa perdeu o caso e teve que pagar R$ 400 mil ao grupo de clientes.

Já em 1991, Richard Overton processou a produtora da Budweiser, afirmando que a propagando o levou a acreditar que ao beber a cerveja ele iria imediatamente para um lugar tropicar com lindas mulheres. E que tal decepção o causou estresse emocional, dano mental e uma grande perda financeira. O caso foi arquivado.

De acordo com Alexandre Lipp João, processor de Direito do Consumidor da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), há uma grande diferença entre os casos e ele nos ajudou a entender.

O que é propaganda enganosa?

Pode-se ser considerada propaganda enganosa quando ela passa ideia de falsa realidade aos clientes. A lei protege o consumidor por falsas afirmações sobre origem, riscos, preço, composição, garantia e produção dos produtos. No caso da Mattel o processo foi mais grave por ser algo direcionado ao público infantil, que é considerado vulnerável.

Tudo o que não corresponde à realidade em uma peça publicitária pode ser considerado propaganda enganosa?

Não. Segundo o professor, algumas coisas se enquadram no exagero do publicitário, o que é chamado d “puffin”. O puffin acontece quando vemos um exagero elogioso do anunciante em relação ao produto.

Propagandas tão enganosas que chegam a ser engraçadas

Separamos alguns casos de propagandas enganosas ou de puffin alguns clientes se depararam, o objetivo é: rir para não chorar.

Propagandas tão enganosas que chegam a ser engraçadas 3

Propagandas tão enganosas que chegam a ser engraçadas 2