Prováveis temas para a redação do Enem 2013

3


A redação do Enem é uma parte importante da prova, portanto é fundamental que o aluno elabore um bom texto para que possa ter uma pontuação melhor. O candidato deve ficar por dentro dos possíveis temas da proposta de redação para que tenha domínio sobre o assunto e utilize todos os seus argumentos ao longo da dissertação.

Normalmente o Enem utiliza como tema de redação assuntos da atualidade, no ano de 2011 a proposta era escrever sobre as redes sociais, e no ano passado, 2012, o assunto abordado na redação do Enem foi “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”, uma grande surpresa, já que muitos acreditavam que poderia ter sido algo relacionado a Rio+20.

Enem.

Redação do Enem 2013

O aluno deve demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita, compreender a proposta de redação para que possa aplicar seu ponto vista e argumentos, demonstrar conhecimentos e mecanismos linguísticos, ter letra legível e elaborar um texto entre 7 e 30 linhas.

Possíveis temas de redação

Menina fazendo pesquisas na internet

Novo código florestal

O Novo Código Florestal Brasileiro é uma proposta de reforma atual que visa reformular o código de 1965. Esta lei define a Amazônia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso de algumas regiões que compreendem estas formações. Entrou em vigor em 2012, e não foi tema do Enem daquele ano, por isso, pode ser que seja o tema da redação do Enem 2013.

Construção da Usina de Belo Monte

A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingo dura mais de 20 anos, você deve ficar atento sobre as discussões que envolvem assuntos.

Guerra das Malvinas

A Guerra das Malvinas foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido. Após 30 anos a presidenta Cristina Kirchner decidiu debater ao assunto.

Outros assuntos para redação

– Bullying
– Violência nas escolas
– Violência no trânsito
– Álcool e Trânsito
– Desarmamento
– Desigualdade social
– Comportamento jovem nas mídias sociais
– Energia: acidente nuclear no Japão
– Meio ambiente: derramamento de petróleo.
– Meio ambiente: catástrofes naturais
– Tecnologia: internet
– Geopolítica: papel do Brasil no cenário internacional
– Crise econômica mundial
– Geopolítica: Primavera Árabe
– Cidadania: eleições municipais

Lembre-se que, assim como em 2012, neste ano o tema da redação do Enem poderá ser uma outra grande surpresa, por isso, fique atento e estude bastante. Mantenha-se sempre informado, para que, caso alguma surpresa aconteça, você possa estar preparado!

Dicas para redação do Enem

Deixe uma resposta