Quais os benefícios das atividades físicas para os adolescentes

13


Praticar atividades físicas desde a adolescência é algo essencial, portanto cabe aos pais estimular seus filhos a adotarem hábitos saudáveis.

No entanto antes de realizar atividade física diária é necessário que o jovem seja avaliado por um educador físico para que o mesmo indique os exercícios físicos corretos e faça todas as precauções.

Benefícios dos exercícios físicos na adolescência

Durante a adolescência as pessoas sofrem diversas mudanças físicas e a prática diária de exercícios físicos ajuda a prevenir a obesidade, melhora a disciplina, postura, aumenta força, agilidade, resistência muscular, flexibilidade, condição cardiorrespiratória e também auxilia na composição corporal com a redução do percentual de gordura.

Quais atividades físicas são indicadas?

Muitos jovens preferem fazer exercícios físicos em uma academia, porém para iniciar um treino é necessário pedir o auxílio de um educador físico para que o mesmo indique o modo correto de praticá-lo e quais equipamentos podem ser utilizados.

Mas se preferir pode começar a fazer caminhadas, corridas ou andar de bicicleta diariamente, para depois mudar o treino.

Outras atividades físicas como aulas de alongamento, artes marciais, hidroginástica, dança, corrida, pilates e esportes coletivos como vôlei, basquete e futebol também são excelentes opções.

É recomendado realizar estas atividades ao menos 3 vezes por semana com duração média de 45 minutos a 1 hora. Vale lembrar que antes de fazer qualquer movimento você deve alongar todos os músculos para evitar dores.

Ausência de exercícios físicos

O sedentarismo pode acarretar inúmeros problemas como a diminuição do acervo motor, já que ao praticar exercícios físicos você melhora a coordenação motora e aprende novos movimentos.

Além do mais durante a adolescência é comum ocorrer um aumento de peso, portanto é necessário seguir um estilo de vida com hábitos saudáveis.

A prática esportiva também contribui para a socialização, pois o indivíduo tem contato com outras pessoas e tem mais chances de fazer amigos.

Benefícios das atividades físicas para as crianças



Deixe uma resposta