Quais os cuidados ter com a catapora


Chega uma idade em que as crianças têm mais probabilidade em pegar a Varicela, conhecida popularmente com Catapora, e isso só acontece uma vez na vida.

Na maioria das vezes ela acomete crianças abaixo de 15 anos, mas se ela passar desta idade e não pegou, está suscetível á pegar em qualquer idade, e quanto mais se passar os anos pode ser que a gravidade seja maior.

É mais comum ver os contágios pela catapora no final do inverno e início da primavera, mas ela pode contagiar a qualquer época do ano, sendo que os surtos são mais comuns em creches, pré-escolas e escolas.

A transmissão ocorre por contato direto, ou seja, quando uma pessoa toca na outra, mas o período de transmissão ocorre dois dias antes de aparecer os sintomas. A manifestação ocorre através do aparecimento de bolinhas vermelhas por todo o corpo, que coçam muito e desaparecem em torno de cinco dias.

Crianças na faixa etária de 1 á 5 anos recebem a vacina contra a Varicela, mas muitas vezes elas se contaminam no período que a vacina já perdeu o seu efeito.

Quando a criança aparecer com os sinais de catapora é muito importante não mandar para a escola, principalmente entre os dois primeiros dias, mas o interessante é que ela só volte ao sair todos os sinais das manchas na pele.

É muito importante não deixar a criança coçar as lesões da pele, pois pode infeccionar, podendo até deixar cicatriz. Para que a criança não se fira mantenha as unhas curtas e limpas para que não haja lesões e infecções.

Não é necessário dar nenhum remédio, como aspirina, para a criança, pois isso pode agravar o caso podendo até levar á uma complicação grave chamada de Síndrome de Reye que acomete o cérebro e o fígado por uso de medicamentos inadequados juntamente com doenças infecciosas.

É por isso que é muito importante consultar um médico para que ele possa indicar os medicamentos e pomadas necessários para esta contaminação. Portanto aos primeiros sintomas procurar um médico.