Qual a diferença entre plasma e LCD


Hoje na hora na hora de comprar as TVs e outros tipos de eletrônicos, é preciso que você conheça as tecnologias que ali estão para que você não se arrependa depois. Hoje em dia as TVs com plasma ou LCD são bastante procuradas.

Por isso vamos saber um pouco mais sobre as tecnologias embutidas em cada uma destas TVs para que assim você possa escolher a melhor para você.

LCD

Possui tela de cristal líquido, por isso ela tem apenas uma lâmpada branca e brilhante. Podemos dizer que ela possui um tecnologia dominante no mercado, ela fornece imagens mais brilhantes e fica ótima em ambientes mais claros. Os reflexos vindos das janelas, portas e outros objetos não refletem nela, por isso você não terá problemas em assistir o que deseja, porém ela não está disponível para aparelhos com mais de 50 polegadas.

Plasma

Funciona com milhares de lâmpadas fosforescentes em miniatura carregadas que emitem gases ultravioleta que em contato com o fósforo emitem a imagem. Seu brilho é menor se comparado com o da LCD, porém o contraste é melhor. Com o passar dos anos é possível ver manchas nos plasma, isso ocorre principalmente com quem assiste muito filme que tem aquela faixa em cima e em baixo, ou logos de programas de televisão. Infelizmente na sua tecnologia não possui a tecnologia para não refletir luzes, então em locais mais claros você poderá ver o reflexo de janelas e portas.

Além desta desvantagem do tempo deteriorar o plasma, ela tem uma vida útil menor, podendo chegar á 5 anos apenas, além do seu alto consumo de energia.

De acordo com especialistas o preço da LCD ainda é mais alto, mas com o passar do tempo eles vão caindo, o que já está acontecendo á cada mês que passa, para se ter uma base disso, há um ano uma TV LCD de 42 polegadas custava R$10 mil hoje ela está menos da metade deste valor, além disso, com o avanço da tecnologia é possível que as emissoras emitam uma imagem melhor e assim a TV LCD poderá ter uma melhor qualidade de imagem.