Qual a diferença entre poema e poesia


Para as pessoas em geral os dois possui o mesmo sentido e são muitas vezes sinônimos, porém para os estudiosos e principalmente para os vestibulandos existe sim diferença entre os dois e você precisa saber.

De acordo com a definição de estudiosos a Poesia tem um caráter do que emociona, toca a sensibilidade, ou seja, sugere emoções por meio de uma linguagem, já o Poema é uma obra em verso em que você pode ou não usar poesia.

O poema se destaca especialmente do modo como ele é escrito na página, pois cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha, assim o conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior desta estrofe.

Existem três tipos de poemas, apenas dois são mais utilizados, o poema lírico e o narrativo, mas é possível encontrar também o poema dramático.

• Poema Lírico: é na maioria das vezes mais curto, pode carregar musicalidade, para que isso aconteça ritmo e rima são usados. Neste poema o autor expressa a sua reação pessoal ante as coisas que vê, ouve, pensa e sente.

• Poema Narrativo: É geralmente mais extenso do que os outros e conta uma história, o poeta apresenta os ambientes, os personagens e os acontecimentos, como exemplo de poema narrativo é o Os Lusíadas de Luis de Camões, lembrando que as baladas e as epopéias estão entre os principais tipos de poesia narrativa.

• Poema Dramático: É bem semelhante ao narrativo, conta uma história, porém não é tão longo, a diferença entre eles é que a história é contada através da fala dos personagens, um bom exemplo para esta obra é Caso do Vestido de Carlos Drumonnd de Andrade onde há uma conversa entre mãe e filhas.

Assim concluímos então que o poema é o texto, organizado em versos, algo que vemos, já a poesia, é algo que podemos apenas sentir, é algo que nos passa sentimentos, sejam eles qual for, ela pode ser encontrada em qualquer tipo de texto e até mesmo em obras de arte, músicas e até mesmo cenas de filmes.