Qual a importância das fibras?


As fibras não são importantes apenas para as pessoas que desejam emagrecer, elas são ótimas para o bom funcionamento do nosso intestino e saúde de um modo geral. Estas fibras que estamos falando, são as de origem vegetal, e não a de origem animal.

Isso significa que você poderá encontrar fibras em hortaliças, frutas e grãos. Para as pessoas que querem emagrecer, é muito importante que todo o seu organismo possa funcionar em sincronia, assim ao consumir a fibra você terá a sensação de saciedade e conseqüentemente um bom funcionamento do intestino.

Isso porque as fibras reduzem a velocidade da nossa ingestão, assim o nosso corpo absorve todos os nutrientes daquele alimento com mais calma, passando por todo o nosso sistema digestivo o que faz com que fiquemos satisfeitos por mais tempo, isso faz com que você consuma menos calorias.

Como dito, a fibra age no nosso intestino, ela fica mais potente quando aumentamos a nossa ingestão de água. A sua verdadeira ação no nosso intestino é fazer com que todo o bolo fecal esteja em uma viscosidade boa para sair, isso porque as fibras movem gorduras pelo sistema digestivo de uma forma que esta será menos absorvida e ainda vai ajudar na condução das fezes.

No Brasil o consumo de fibras não é o melhor, o correto seria consumir de 25 a 30 gramas por dia de fibras, para um adulto saudável, porém de acordo com pesquisas os brasileiros em geral não consomem nem a metade desta quantidade.

Mesmo que você não coma a quantidade certa de fibras por dia, não é indicado que você aumente muito a quantidade de fibras, como por exemplo, através de suplementos alimentares, isso porque o excesso de fibra causa desconforto abdominal e diminuição da absorção de nutrientes, como o zinco e o ferro.

Mas os benefícios das fibras  ainda são muitos, ainda mais quando você come no momento correto do seu dia, que é na verdade antes das refeições, para que assim ela possa promover a saciedade, logo cedo e ainda fazer com que o seu organismo esteja preparado para absorver todos os nutrientes que você irá consumir durante o seu dia.

Então as fibras podem ser encontradas em frutas que são consumidas com casca, farelo de trigo, aveia, granola, arroz, pão, quinua, hortaliças e legumes em geral, leguminosas como lentilha, soja, feijão, fava, castanhas e nozes.