Qual o melhor horário para malhar?


Cada horário tem as suas vantagens e desvantagens, mas você precisa malhar em um horário em que o seu corpo se adapta melhor, além de depender do espaço na sua agenda, que é o ponto que mais gera dificuldade nas pessoas hoje em dia.

A indicação de muitos médicos é que você mantenha uma atividade física regular, mesmo que ela seja de baixa intensidade, tanto que não é indicado exageros, por isso praticar todos os dias uma atividade faz muito bem á saúde.

Isso porque a atividade física faz a liberação de alguns hormônios que deixam o seu corpo mais preparado para enfrentar o dia ou então relaxar após um cansativo dia de trabalho.

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, dividiu 40 homens para fazer exercícios em horários diferentes, os horários escolhidos foi de manhã, no meio da tarde, no fim da tarde e á noite. Através de exames de sangue obteve-se o resultado de que as turmas do fim da tarde e da noite tiveram índices mais alto de cortisol e tirotropína, hormônios importantes para o metabolismo, além disso, o grupo da noite apresentou grande queda na taca de glicose.

Por isso vamos analisar os três períodos do nosso dia para que possamos fazer a comparação.

Manhã

A vantagem da malhação logo cedo é que você acelera o seu organismo logo no início do dia, espanta o sono, ainda tem mais disposição para realizar as tarefas do seu dia e o seu organismo tem mais chances de se recuperar com as refeições que você realizará ao longo do dia.

Porém o que muitas pessoas pecam é quanto á alimentação da manhã, pois a atividade física acelera o consumo de açúcar e se a pessoa estiver mal alimentada, poderá apresentar enjôos, fraqueza e até mesmo desmaios.

Por isso aposte em um bom café da manhã, rico em carboidratos, proteínas, fibras e gorduras e comer pelo menos uma hora antes de ir á academia, para que o corpo possa fazer a disgestão.

Tarde

Um bom horário principalmente para quem sente muita sonolência de manhã e não consegue ir á academia no período da noite por causa do cansaço.

A vantagem deste horário é que o metabolismo se intensifica neste período do dia, a temperatura do corpo também é um fator que pode ajudar bastante. Porém tome cuidado com as atividades aeróbicas, como correr e pedalar, pois este horário implica somente para musculação com menor gasto energético.

Noite

Para quem necessita dormir cedo este não é o horário mais recomendado, principalmente para quem tem dificuldade em pegar no sono, por a atividade física libera endorfina que gera euforia e mantém a pessoa acordada, porém ainda há pessoas que conseguem dormir tranquilamente mesmo após uma atividade física.

Na maioria dos casos o movimento das academias é menos intenso neste horário, além disso, a temperatura do ambiente é uma vantagem também, porém mais uma vez, você não poderá se esquecer da alimentação que deverá ser equilibrada e na quantidade certa, para que você evite estoque de energia na forma de gordura.