Quando é a hora de tirar as fraldas do filho?


A cada mês que passa a criança ganha novas conquistas, ou seja, á cada mês ela vai tendo uma evolução no seu aprendizado e na sua capacidade de desenvolver coisas. Com seis meses ela senta, com doze ela começa andar e assim por diante.

Mas afinal, quando tirar as fraldas da criança? Calma, não tenha pânico, este é um processo que deve ser feito com paciência e aos poucos, mas cabe á você mãe e pai começar a estimular esta criança, para que ela possa aprender que a fralda não é o centro de segurança dela, e que ela precisa pedir.

Sendo assim, ele já precisa estar falando, hoje as crianças estão falando bem mais rápido do que antigamente, por isso este processo também poderá ser mais rápido. Assim quando ele começar a pronunciar as primeiras palavras e entender do que você fala, você já poderá começar á incentivá-lo, mas para isso você precisará de algumas adaptações.

• Sempre que você for jogar a fralda fora, leve a criança junto ao banheiro, e jogue o cocô da fralda no vaso, para que ela associe que aquele local é o correto para que as fezes possam ir embora, dê descanrga para que ela veja ele indo embora, e se for possível deixe-a dar a descanga.

• Se você não quer ensiná-lo a usar o penico, ele poderá sim usar o vaso sanitário, mas este terá que tem um redutor de assento e um apoio para os pés, para que ele não se sinta desconfortável.

• Na maioria dos casos a criança evacua sempre no mesmo horário, sendo assim, quando estiver perto do horário você poderá levá-la ao banheiro, mas não faça isso todos os dias, pois caso ela não consiga usar, poderá causar uma prisão de ventre.

• Sempre fique ao lado dela, e quando ela conseguir usar o vaso ou o penico, festeje.

• Comece sempre tirando as fraldas diurnas e somente depois tire as noturnas, mas é preciso paciência, pois será bem comum que ela diga que está com vontade de ir ao banheiro e não conseguir fazer nada, ou dizer que não quer ir e fazer nas calças.

• Após retirar a fralda nunca volte atrás, uma vez que você tirou, você não poderá colocar novamente.

• O convívio com outras crianças na escolinha ou na creche, poderá ajudar bastante neste processo de desenvolvimento e aprendizagem.