Quando trocar a bateria do carro


A bateria do carro é um dos itens que devem ser verificados com freqüência, isso porque ela é um item muito importante no veículo.

O ideal é que cada seis meses seja feita uma revisão na bateria do carro, assim você não será pego de surpresa com a descarga da bateria, ou então evita com que ela comece a dar curto circuito no sistema.

Os automóveis atuais são compostos de baterias que não precisam de manutenção, e por isso são utilizadas além dos limites, e do mesmo modo que a verificação nos carros antigos é de seis em seis meses, o correto seria fazer nos novos o mesmo que nos antigos.

A bateria é um acumulador de Chumbo-Ácido que transforma energia química em energia elétrica e vice-versa. Para que isso aconteça são utilizados materiais ativos nas reações químicas como o chumbo nas placas e o eletrólito.

As placas são identificadas pelos sinais positivo (+) e negativo (-). A troca da bateria pode ser feita em casa, mas será preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente solte o cabo neutro (-) da bateria, desprenda o cabo positivo, retire o fixador da bateria e depois substitua a bateria, conectando primeiramente o cabo positivo e depois o negativo.

A vida útil de uma bateria é de mais ou menos dois anos, mas isso pode depender da qualidade da bateria, tempo e modo de uso, na maioria das vezes os sinais que o carro dá para sinalizar a troca da bateria é a dificuldade de dar partida.

Por isso sempre faça uma revisão completa em seu veículo e não deixe de se descuidar da bateria do seu carro, para que você não tenha problemas maiores.