Receitas com cupim

Carne cupim.
O cupim é muito simples e fácil de preparar.
Está desempregado?
Marketing por

Cupim é um tipo de corte da carne bovina que fica localizada mais precisamente atrás da cabeça do boi, onde o pedaço representa cerca de 3,29% do dianteiro sendo uma carne muito macia e entremeada de gordura.

A carne de boi no corte cupim é muito usada em churrascos e também em pratos especiais nos finais de semana, onde ela pode ser preparada na churrasqueira, grelha ou até mesmo na panela.

Dante algumas curiosidade dos consumidores, há quem diga que este corte é um concentrado muito grande de toxina, mas para o professor veterinário da Unesp de Botucatu não existe nenhuma pesquisa cientifica que comprove o fato.

Curiosidades sobre o cupim

A carne de cupim não tem nada que possa ser prejudicial à saúde excesso a quantidade de gordura, mas deve ser consumida com moderação onde o seu preparo é simples e muito saborosa.

De acordo com nutricionistas o cupim como toda carne do dianteiro do boi não é apenas de gordura saturada, sendo este um dos mitos da carne, mas quando cozido lentamente na panela de pressão fica desmanchando.

Para que você possa preparar essa carne em sua casa, veja abaixo algumas receitas de como preparar um cupim maravilhoso em casa no churrasco ou na panela mesmo.

Receitas para fazer com cupim

Cupim recheado

Receita de cupim recheado.

Ingredientes:

– 1 peça de cupim (Aproximadamente 1 kg).
– 150 g de linguiça calabresa cortada em rodelas.
– 1 xícara (chá) de vinho branco.
– 2 cenouras cortadas em rodelas.
– 8 azeitonas verdes sem caroço.
– 2 dentes de alho amassados.
– 1 cebola ralada. – Sal a gosto.

Ingredientes da farofa:

– 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos.
– 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada.
– 2 dentes de alho picados.
– Sal e pimenta dedo de moça a gosto.
– 3 colheres (sopa) de manteiga.
– 1 colher (sopa) de salsa picada.
– 1 cebola picada.

Modo de fazer:

Em uma vasilha grande coloque a carne limpa e tempere-a com vinho, sal e cebola então cubra com plástico filme e deixe na geladeira por cerca de 12 horas. Passado este tempo retire da marinada e coloque na panela de pressão acrescentando água até cobrir a carne.

Feche a panela e leve ao fogo por aproximadamente 30 minutos e verifique se já esta macia, com o auxilio de uma faca longa de lâmina fina faça vários furos pequenos na peça do cupim e coloque as linguiças calabresas cortadas em rodelas, azeitonas e as cenouras.

Em uma assadeira grande coloque o cupim e cubra com papel alumínio e leve ao forno já preaquecido em 200ºC e deixe a carne assando por cerca de 45 minutos, passado este tempo retire o papel e deixe a carne por mais 20 minutos para ficar bem dourada.

Modo de fazer a farofa:

Coloque na frigideira a manteiga, o alho, a cebola e o tomate e doure tudo. Depois misture a farinha de mandioca colocando o sal, a salsa e a pimenta. Assim ela estará pronta para ser servida junto com o cupim.

Cupim assado

Receita de cupim assado.

Ingredientes:

– 1 peça de cupim (em média 1,2 kg) limpo.
– Água (quantidade suficiente para cobrir a peça)
– Sal refinado a gosto.
– Papel de celofane para assados.

Modo de fazer:

Em uma tigela coloque a peça do cupim e despeje a água até que cubra totalmente a peça e acrescente o sal refinado, então cubra o recipiente e deixe descansar por cerca de 4 horas.

Depois deste tempo envolva a pela de cupim no papel de celofane e coloque na assadeira levando para o forno preaquecido em 150ºC aproximadamente, deixe lá por mais ou menos oito horas até que fique desmanchado e molinho. Sirva em seguida.

Veja mais opções de receitas a serem preparadas com carnes

Como fazer bife a milanesa 

Receita de strogonoff de frango e carne 

Receita de risoto de frango

Está desempregado?
Marketing por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.