Redação gravidez na adolescência


Entre os assuntos mais pedidos como temas para redações de vestibulares e do ENEM está à gravidez na adolescência.

O número de jovens grávidas entre os 15 e 18 anos está crescendo cada vez mais e as escolas e o governo devem promover palestras para orientar sobre o assunto.

A gravidez indesejada pode ser causada pela ausência de métodos contraceptivos tais como o uso do preservativo durante a relação sexual e da pílula anticoncepcional.

No entanto este tema levanta muitas criticas, pois certos pais não aceitam a gravidez da filha e acabam desprezando a mesma.

E você faria o que nesta situação? Para te ajudar a desenvolver a redação sobre gravidez na adolescência confira nossas dicas abaixo.

Redação sobre gravidez na adolescência

Adolescente grávida

A redação dos concursos públicos ou mesmo vestibulares, normalmente, são dissertativas e os alunos devem expor seus argumentos de maneira clara para que possa desenvolver o texto dentro da proposta solicitada.

Neste tema você pode apresentar algumas medidas que ajudariam a evitar os casos de jovens grávidas no Brasil como, por exemplo, abordar o tema nas escolas e incentivar o diálogo do assunto entre os pais e filhos.

A gravidez na adolescência pode estar relacionada com diferentes fatores como a baixa autoestima, estrutura familiar e formação psicológica.

Lembre-se que a redação deve conter a introdução, desenvolvimento e conclusão. Muitas pessoas citam nomes de livros ou mesmo reportagens sobre o tema, porém é recomendado expor essa informação apenas se os fatos forem concretos.

Para elaborar o texto pense em algumas perguntas como: Por que a gravidez ocorre mesmo com tanta informação? O que muda depois da chegada do bebê? Quais medidas os pais devem tomar? As perguntas servem como guia para você elaborar uma boa redação com tema.

Gravidez na adolescência como lidar?

Adolescente-com-teste-de-gravidez

Nem todos os pais aceitam a gravidez de sua filha, porém é recomendado apoiá-la neste momento em sua vida, pois ela precisa de conforto e orientações para manter uma gestação saudável e segura.

Muitas meninas que não recebem o apoio e a atenção dos pais pode chegar a cometer o aborto.

Para conferir alguns exemplos de redações sobre a gravidez na adolescência acesse o site da UOL.

Orientações para a redação do ENEM