Redação sobre o meio ambiente

9


O meio ambiente é formado pela vegetação, animais, microrganismos, solo, atmosfera, rochas e fenômenos naturais que podem acontecer ao seu redor.

Os recursos e fenômenos físicos como a água, clima e ar também fazem parte do meio ambiente.

O meio ambiente passa por diversas alterações naturais que podem destruir e danificar as belezas naturais, mas certas ações são necessárias para que ocorra a renovação de componentes da atmosfera.

Como preservar o meio ambiente?

Meio ambiente

No entanto os danos causados ao meio ambiente podem ser reduzidos através de algumas medidas sustentáveis como a reciclagem de lixo, jogar lixos em locais adequados, dar preferência ao transporte coletivo ou as bicicletas, não poluir os rios e mares e participar da coleta seletiva do seu bairro.

Algo que prejudica e muito o meio ambiente são as indústrias, pois elas liberam substâncias poluentes que agridem o ar. Não podemos deixar de citar as queimadas e os gases que são liberados pelos veículos automotores.

Ações voltadas à sustentabilidade

Reciclagem-de-lixo-e-materiais

Entre as ações relacionadas à sustentabilidade podemos citar a preservação total de áreas verdes, portanto é recomendado que todas as pessoas plantem ao menos uma árvore ou faça pequenos jardins em suas casas.

O incentivo a produção e o consumo de alimentos orgânicos também ajudam a preservar o meio ambiente, além do mais não afetam a natureza e oferecem inúmeros benefícios a saúde.

Vale lembrar que as empresas também podem adotar uma gestão sustentável como, por exemplo, fornece sacolas ecológicas ao invés de plásticas e apostar em campanhas publicitárias de maneira que todos os clientes tomem conhecimento da importância da sustentabilidade.

Dicas para desenvolver uma redação sobre meio ambiente

Meninas fazendo prova do vestibular

A sustentabilidade e os problemas que envolvem o meio ambiente estão entre os assuntos mais falados da atualidade, diante disso, pode estar presente nas questões de vestibulares importantes.

Para desenvolver uma redação sobre meio ambiente é recomendado abordar as consequências causadas às belezas naturais e quais medidas podem ser usadas como forma de preservação.

Abaixo você pode conferir alguns exemplos de redações.

Modelos de redações sobre meio ambiente

1° Exemplo

Título: Desenvolver sem agredir o meio ambiente

 O Brasil se sente confuso em relação a defender o meio ambiente ou se desenvolver economicamente, principalmente após a publicação do relatório do IPCC que aponta situações climáticas catastróficas, porém duvidosas.

Nos dias atuais, as pessoas parecem se preocupar mais com as mudanças climáticas, não só pelas alterações causadas(enchentes, secas prolongadas, mudanças bruscas de temperatura) mas também pela extrema atenção que a mídia dá a estes fatos. É importante ressaltar que essas mudanças estão ocorrendo sim, mas até que ponto se pode confiar na veridicidade de relatórios como o do IPCC? Este possui uma reputação abalada após ter se confirmado que houve fraude em uma de suas pesquisas.

Mesmo estando nesse conflito, o Brasil tem tomado boas medidas para diminuir os impactos causados ao meio ambiente, como a adoção de novas fontes de energia. O país possui uma matriz energética equilibrada, que pode servir de exemplo a outros países.

O Brasil, uma nação emergente, não deve deixar o desenvolvimento econômico de lado, principalmente por ser membro de blocos econômicos, como o BRIC (juntamente com a Rússia, Índia e China constituem uma economia promissora) e o G-20, que reúne as 20 maiores economias do mundo.

Apesar de não se ter relatórios confiáveis em relação ao clima, o Brasil deve fazer o possível para desenvolver sem agredir o meio ambiente, utilizando como alternativa o desenvolvimento sustentável.

2° Exemplo

Título: Defesa do meio ambiente X desenvolvimento econômico: equilibre essa balança

A polêmica que se criou depois que veio [vieram] à tona os últimos relatórios do IPCC de 2007 parece não ter meio termo: por um lado um grupo de estudiosos do assunto com uma visão catastrófica e por outro os estudiosos céticos argumentam que as mudanças que vivemos hoje são de ordem natural, inocentando assim a ação predatória do homem. Fato esse, que [Esse fato] pode ser bastante perigoso já que também poderá ser transformado em dogma.

É certo que existe um jogo de interesses nas estatísticas escandalosas do IPCC. Alguns grupos ligados aos interesses públicos, privados e principalmente a mídia especulam e fazem terrorismo com essas informações. Porém, não se pode idolatrar nenhuma das duas correntes, três anos é muito cedo [pouco tempo] para definir algum princípio como dogma e mesmo porque o posicionamento dos céticos é passível de questionamento.

No Brasil, esse tipo de conflito ficou bem explícito com as discussões envolvendo ambientalistas em torno da transposição do Rio São Francisco e da construção de hidrelétricas com o objetivo de acelerar as obras do PAC. O Brasil [Brasil, que] é um país privilegiado com seus recursos naturais, tem adotado medidas corretas no sentido de buscar o crescimento sustentável. Tem [Tem também] condições de reduzir consideravelmente a emissão de gases de efeito estufa e, para isso, está criando suas fontes de energias alternativas como o biocombustível e o biodiesel. Além do mais, pode se [pode-se] lucrar com as exportações dessas fontes, com o sequestro do carbono retido na floresta amazônica, mas é preciso ser levado em conta que vivemos num mundo globalizado que impõem [impõe] suas limitações: o crescimento mais lento dos países desenvolvidos pode entravar o desenvolvimento de países como o Brasil.

O contexto é bastante favorável para levantar em nosso país um amplo questionamento e debate sobre o conflito: defesa do meio ambiente X desenvolvimento econômico. É preciso analisar a real dimensão dos relatórios em questão, debater o que realmente é fato, estar bem informado para não cometer erros. Não há tempo para uma política negligente.

A solução para um conflito dessa natureza é a conscientização de todos, pautada em verdades, vontade política e compromisso com a sociedade. São essas medidas que fazem a diferença e servirão de base sólida para nortear o chamado crescimento sustentável. Assim, a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento econômico se complementaram[complementarão] , nascerá o equilíbrio que colocará fim no conflito e o Brasil poderá ser mais uma referência no cenário mundial.

3° Exemplo

Título: Defesa do meio ambiente em primeiro lugar

Preservar os recursos naturais, no Brasil, deve ser prioridade, deve estar acima do desenvolvimento econômico.

O cenário atual do meio ambiente é preocupante devido às mudanças climáticas. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou, dentre outros dados, que o nordeste brasileiro poderia ter até 75% das fontes de água da região esgotadas até 2050.

O fato é que os problemas ambientais realmente existem, porém, não se tem certeza da proporção da gravidade, pois o IPCC teve sua reputação comprometida: o climatologista Phil Jones, integrante do quadro de cientistas do órgão, admitiu publicamente a existência de manipulação nos relatórios do IPCC.

No Brasil, uma possível medida para esses problemas é a execução de estudos que devem ser feitos com cientistas focados em regiões que foram consideradas ameaçadas pelos dados mostrados pelo IPCC, com o intuito de averiguar a veracidade dos fatos e descobrir a real proporção para um posterior planejamento com indicação de possíveis soluções.

Outra opção seria a conscientização da população. Nesse sentido, é interessante destacar a pesquisa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA): ?Sustentabilidade aqui e agora?, realizada com as pessoas de 11 capitais brasileiras. Esse estudo mostra que existe uma contradição entre a preocupação existente e o comportamento de fato das pessoas. Portanto, a educação da população deve acontecer no intuito de tentar reverter essa situação.

O importante é que existam atitudes em prol do meio ambiente e que os recursos naturais sejam sempre levados em consideração para que o país não sofra consequências catastróficas no futuro.

As redações foram retiradas do site Educação UOL, os interessados podem conferir outros exemplos na página.



Deixe uma resposta