A poupança é um tipo de investimento mais antigo que existe no país, surgiu como uma maneira de ganhar recursos no mercado e se tornou rapidamente o investimento mais popular que existe, pois é extremamente simples e acessível para qualquer pessoa. Tudo o que é necessário é abrir uma conta poupança e você já está investindo de uma alguma forma.
Os juros e rendimento mensal da poupança vão depender bastante do banco em que está aplicando, isso porque a remuneração se constitui apenas de:
- TR – taxa referencial diária calculada pelo governo;
- Taxa de remuneração da poupança.
O mais interessante sobre esse tipo de investimento é que a poupança não exige valor mínimo e possui liquidez imediata, então se precisar usar o capital alocado ele estará disponível para saque imediato.
É muito fácil investir desta forma, já que existem juros e rendimento da poupança mensalmente tornando o investimento tão popular e elogiado. No entanto, vale lembrar que também existe a possibilidade de perder o investimento, e poucos sabem disso.
Nos dias atuais, o rendimento da poupança está sendo incapaz de compensar a própria inflação dos produtos do Brasil. O efeito da inflação pode gastar aos poucos o capital podendo no longo prazo tornar o seu investimento irrisório em relação ao valor inicial investido.
Rendimento da Poupança – Entenda mais sobre!

Hoje em dia, não basta apenas analisar o rendimento da poupança apenas em termos de Retorno Absoluto, é preciso sempre levar em consideração o fato de que a inflação implica bastante na diminuição do poder de compra, interferindo na rentabilidade do investimento.
Para quem está querendo investir em uma poupança precisa avaliar o Retorno Real, o rendimento poupança após descontar a inflação. Somente desta forma é possível ver que vale a pena este tipo de investimento no momento. Para te ajudar no assunto, selecionamos o rendimento da poupança ao longo dos anos!

Imagem do ToroRadar.
Ao levar em consideração os dados coletados se torna mais fácil entender que a poupança é um investimento muito popular, mas é preciso ter em mente que não costuma ser um bom investimento quando a inflação tem uma forte influência no rendimento da poupança.
Rendimento Poupança 2016
No ano de 2015, a inflação foi de 10,70% e, em 2016 a inflação está em torno de 7,59%, de acordo com o Boletim FOCUS. Mesmo que tenha ocorrido uma pequena melhora na inflação, este valor ainda é muito alto e caracteriza um cenário de alta inflação.
Juros Poupança – Como calcular
Quer aprender a calcular o rendimento da sua poupança? Então saiba que é algo muito simples e rápido, é composto por duas partes. Confira a seguir o que é necessário saber para calcular os juros da poupança!
1 – Remuneração básica
A remuneração básica é feita pela variação da TR – Taxa Referencial, sobre os juros da nossa economia, na qual o seu cálculo deverá se basear em quanto os bancos pagam em seus empréstimos.
2 – Remuneração adicional
Esta parte vai depender bastante do valor da meta da taxa SELIC, entenda um pouco mais:
Se o valor da meta da taxa SELIC for igual ou inferior a 8,5%, a remuneração será dada com base em 70% do seu valor anual da poupança.
Caso for superior a 8,5%, a remuneração será de 0,5% ao mês.
Simulador de Poupança – Rendimento da Poupança

Está com dúvidas sobre investir ou não em uma poupança? Então, vale a pena fazer uma simulação de poupança. Selecionamos os sites mais seguros e verdadeiros para você conseguir fazer essa simulação!
-
Simulador de Poupança – Carteira Rica
-
Simulador de Poupança – Clube dos Poupadores
-
Simulador de Poupança – Finance One
Como abrir uma conta poupança
Dúvidas sobre como abrir uma conta poupança? Então saiba que você está no lugar certo, pois aqui iremos mostrar tudo o que é necessário para conseguir uma conta poupança em qualquer banco brasileiro.
No artigo Como Abrir uma Conta Poupança, mostramos o passo a passo completo para conseguir abrir uma poupança de forma segura e rápida!