Renovação da CNH


A Renovação da CNH 2014 é obrigatória aos motoristas cuja qual sua carteira de habilitação vence no ano que vem e também aqueles que estão com a provisória (PPD).

Essa renovação varia de motorista, a maioria renova a cada cinco anos, são aqueles que não tem problema de visão ou qualquer observação médica no até do exame. E que ainda não chegaram aos 60 anos.

Já os motoristas que já passou dos 60 anos é obrigado a renovar a sua CNH de três em três anos, essa lei também é válida para os que possuem necessidades especiais. Abaixo segue todo o procedimento para a Renovação da CNH 2014, é rápido e simples.

Renovação da CNH 2014

Como fazer a Renovação da CNH 2014

Primeiramente você deve procurar o Detran de sua cidade, nas cidades do interior de São Paulo essas unidades são chamadas de Ciretrans. Você só poderá renovar a sua CNH se ela realmente estiver vencida, antes disso não é possível.

Esteja com os seguintes documentos em mãos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de pagamento da taxa (que será paga em qualquer agência ou casa lotérica)
  • Protocolo de agendamento
  • Na Capital do Estado é necessário levar também o certificado de conclusão do curso de Direção defensiva e Primeiros Socorros.

Você deve ter visto acima o documento Protocolo de agendamento, mas o que é isso? Antes de dirigir a unidade de atendimento você deverá fazer um pré-cadastro no site. É rápido e simples! Preencha o seu aqui. Agendando o horário e o dia para o atendimento.

Curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros

Você será encaminhado a segunda fase, onde terá que realizar o curso de direção defensiva e primeiros socorros, e no fim a realização da prova teórica. São questões simples, que se você é um bom motorista, jamais esqueceu. Uma observação, no Detran de SP, você faz a prova e o curso gratuitamente. Consulte a disponibilidade no seu estado.

Exame médico e psicológico

Chegamos a terceira etapa, agora você será encaminhado aos exames médicos e psicológicos para avaliar como anda a sua visão, sentido e percepção perante diversas situações. Lembrando que esses exames serão feitos apenas por profissionais credenciados no Detran.

Renovação da CNH

Taxa de Renovação

Há um custo pelos serviços prestados pelo Detran. Em alguns estados, você terá que pagar o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, no caso de SP tudo é gratuito. Você só pagará os exames médicos e psicológicos. Você poderá receber o boleto com essa taxa diretamente em sua casa.

Volte a Unidade de Atendimento

Agora você deve voltar a unidade de atendimento trazendo todas as cópias dos documentos solicitados e também o comprovante de pagamento da taxa de serviço. Após isso é só aguardar o prazo de Renovação da CNH 2014 e busca-la junto ao Detran SP em até 7 dias uteis após o prazo.

Esse é o processo explicadinho para você fazer a Renovação da CNH 2014, lembrando que cada estado tem seu modo de emissão desse documento.

Renovar carteira de motorista

Procure informações e não deixe de renovar a sua CNH, pois andar com ela vencida, pode gerar uma dor de cabeça muito grande.