Resumo do livro Espumas Flutuantes de Castro Alves

1
Castro Alves
O livro Espumas Flutuantes é composto por 53 poemas.

Este foi o único livro de poesias publicado pelo autor em vida. Divulgado no ano de 1870, Espumas Flutuantes contém 53 poemas lírico-amorosos e poemas de caráter épico-social.

Castro Alves idealizava a figura da mulher em seus poemas, contudo, expõe assuntos sobre sensualidade, sofrimento pelo o amor, além de apresentar cenas detalhadas de paixão.

O autor também construía produções líricas sobre a natureza e em seus versos se torna vibrante, liberdade e assuntos que envolvem a morte.

Características do livro

O autor valoriza a linguagem ornamental, pontuação abundante, diversidade no vocabulário, utiliza quase todas as figuras de linguagem como a metáfora, comparação, hipérbole, assonâncias, apóstrofes e busca a grandiosidade poética. Contudo, o leitor pode imaginar a cena e entender melhor o assunto relatado.

Poesias de destaque

Páginas do livro

-O Gondoleiro do Amor / Laço de Fita / Sub Fegmine Fagi – Tom platônico e contemplativo

-Adeus de Teresa / Adormecida / Boa Noite – Lírico-amorosas, tom erótico e sensual.

-Ode ao Dous de Julho – Poesia social e crença na liberdade.

-Jesuítas – Poesia doutrinária.

-Mocidade e Morte / Ahasverus e o Gênio / O Hóspede / A Boa Vista – Poesias de reflexão existencial.

-O Livro e a América – Louvor ao progresso da América.

Poemas de Castro Alves

Os poemas não apresentam métrica definida, porém Castro Alves valorizava os versos decassílabos. As estrofes são livres não tendo rimas fixas.

Entre os poemas que relatam a mulher esta: ”Adormecida” e o ”O Adeus de Tereza”. Outras poesias do autor relatam a morte encarada com amargura, isto esta explícito em ”Mocidade e Morte”.

No entanto este livro é solicitado nos vestibulares de diversas faculdades como o da UEL, se você esta estudando para as provas das universidades, procure ler e adquirir conhecimentos sobre as obras deste autor. Outra sugestão é resolver exercícios referentes a este conteúdo.

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui