Rinite alérgica causas e prevenção


Rinite alérgica causas e prevenção

Com a proximidade das baixas temperaturas as doenças respiratórias e alérgicas vão surgindo e dentre elas não podemos nos esquecer da rinite onde é uma doença inflamatória que é causada na mucosa do nariz, a rinite pode ser alérgica ou não, mas em ambos os casos os sintomas são semelhantes.

As rinites alérgicas são doenças crônicas normalmente causadas pelo contato com ácaros, poeira, pelos de animais, fungos, mofo, pólen, perfume, bactérias, medicamentos enfim diversos fatores que podem desencadear uma crise de rinite alérgica o que é muito incomoda para as pessoas que sofrem com ela.

Quais os sintomas da rinite alérgica?

Cada vez que o alérgico fica exposto a uma grande quantidade de anticorpos os sintomas mais intensos podem aparecer como coriza, edema da mucosa, coceira na garganta, nariz, olhos e até mesmo no céu da boca além do que a rinite alérgica pode acabar sendo associada a outros problemas como asmas, ronco e outras.

Como é feito o diagnóstico?

Antes de qualquer coisa o médico deve saber distinguir qual o tipo de rinite se ela é alérgica ou não,  por isso é inevitável não investigar o histórico do paciente para que assim possa ser feita uma avaliação bem detalhada, onde são inclusos exames como raio X, tomografia, endoscopia rinossinusal e quando a rinite alérgica é identifica é importante identificar os fatores pelos quais desencadeiam a alergia.

Como deve ser feito o tratamento?

Até o momento a rinite alérgica não tem cura, mas alguns cuidados podem ser tomados com relação ao ambiente, uso de medicamentos e até mesmo algumas vacinas antialérgicas que ajudam a controlar ou até mesmo prevenir as crises o que pode ser de grande ajuda para os alérgicos.

 Quais os cuidados com o ambiente?

Uma pessoa com rinite alérgica deve ter um ambiente super limpa sempre longe de ácaros, mofo, bicho de pelúcia, perfumes, produtos de limpeza enfim coisas que podem provocar uma crise de rinite alérgica, por isso que muitos cuidados com a higiene do local devem ser feitos com cuidado.

Lembrando que no caso de sintomas o médico deve ser consultado para que assim identifique o problema, onde exames devem ser feitos para saber se é alérgica ou não para então o tratamento se especifico para cada tipo de rinite.