Home / curiosidades / Saiba se dividas altas podem bloquear seu passaporte e CNH

Saiba se dividas altas podem bloquear seu passaporte e CNH

O Brasil tem passado por um longo momento de crise, e isso afeta diretamente a população que vive no país, com isso muitas pessoas tem adquirido dividas em sua vida que acabam por ficar cada vez maiores e é claro que isso não passa despercebido pelo governo.

Possuir dividas pode afetar muito coisa em nossa vida, quando se trata de mercado financeiro é muito complicado conseguir crédito ou comprar qualquer coisa estando com o nome negativado e possuindo muitas dividas, não somente no caso do mercado, mas também coisas como o cancelamento do passaporte ou CNH pode estar comprometidas por causa de dívidas.

CNH e passaporte podem ser bloqueados?

A péssima notícia é que, seu passaporte e CNH podem ser sim cancelados, por esse motivo é que se torna muito importante tentar de alguma forma saldar a dívida, ou então negocia-la para não estar perdendo seus documentos.

É claro que as dívidas que estou mencionando não são aquelas feitas em lojinhas e coisas assim, que você acabou por não pagar, mas na realidade aquelas que possuem proporções grandes e que possivelmente você teria que dispor de bens para estar resolvendo a dívida.

Na realidade o governo pensa da seguinte forma, uma pessoa que está cheio de dívidas não tem dinheiro para ficar gastando com viagens sendo que poderia estar pagando o que deve, a mesma coisa acontece com a CNH, se de alguma forma for comprovado que o carro é da pessoa que está devendo, portanto a mesma perde o direito de viajar.

Multas que não foram pagas também resultam em perca da habilitação que por sinal é obrigatória em nosso país, portanto é importante ter esse documento para poder ter o direito de dirigir um automóvel.

O passaporte é o documento que você necessita para estar fazendo viagens internacionais e por esse motivo é que é necessário estar cuidando para não perder, caso queira estar viajando para esses lugares, países do Mercosul não necessitam de passaporte.

Perder CNH e passaporte por causa de dividas

Esse tipo de situação não é apenas algo para amedrontar o consumidor e faze-lo pagar suas dívidas, pelo contrário o medo deve se real e isso deve ser levado em consideração sim!

É previsto no código penal que em situações extremas há a possibilidade de valer penas mais pesadas, como o bloqueio dos documentos.

Mas o importante é que isso para acontecer tem que ser levado para a justiça, no caso de não ser, não se preocupe, mas coloque em ordem o seu nome para que você não se sinta inseguro em relação a perca de seus documentos afinal.

Nome sujo no Serasa/SPC

Não é porque você está com o nome sujo na praça que sua CNH ou Passaporte podem ser bloqueados, então não se preocupe.

Contudo para chegar ao ponto desses documentos serem bloqueados, demora e acontece depois de vários processos, e é claro, seus documentos não são bloqueados sem antes um aviso ou coisa parecida. Primeiro, é necessário que os órgãos governamentais estejam investigando suas dívidas, e para isso acontecer requer um tempo considerável. Outra que também a conta bancaria é bloqueada primeiro.

Outra coisa é que sua renda não será tirada de você se for comprovado que você utiliza para sobreviver, aposentadoria, pensão, ou qualquer renda que seja para a sobrevivência não poder retirado de você.

Por fim, é possível sim estar perdendo esses documentos, mas fique tranquilo pois isso acontece somente com pessoas que agem de má fé com os órgãos governamentais, portanto se esse não é o seu caso então sinta-se tranquilo, mas não deixe de resolver suas pendencias.

(Visited 114 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *