Saiba Tudo Sobre O Teste Da Linguinha Em Bebês

1


É comum que muitas mães reclamem que o filho recém-nascido tenha dificuldade em sugar o leite dos seios, mais comum ainda é a reclamação de que as crianças mordem o bico dos seios da mãe após alguns meses de vida. Engana-se muito quem pensa que isso é normal.

Teste-da-linguinha

Se além desses sinais a criança apresentar dificuldades em colocar a língua para fora e uma língua com características peculiares, como o formato arredondado ou bifurcado ela pode sofrer de língua presa.

O que é língua presa?

A língua presa é uma deformidade simples do frio da língua. Nesse caso há o encurtamento do mesmo e a criança passa a ter dificuldades específicas, como falar, sugar, respirar e se alimentar. Para ter certeza do diagnóstico, o profissional da saúde precisa realizar o teste.

Esse teste é o chamado teste da linguinha que é uma espécie de avaliação de frênulo lingual, é interessante que esse diagnóstico só pode ser feito por um especialista no assunto, que geralmente é o fonoaudiólogo. O teste é simples, rápido e indolor para a criança.

Teste-da-linguinha-em-bebês

Como é feito o teste da linguinha?

É simples de tudo, o médico só precisará elevar a língua do bebê para verificar se o frênulo está preso muito próximo da língua, isso é feito com as mãos mesmo, bem higienizadas, não há necessidade de nenhum equipamento específico apenas do conhecimento prévio por parte do profissional.

Teste da Linguinha – Bem Estar

Ao contrário do que as pessoas imaginam esse probleminha na língua não é raro. Muito pelo contrário, ele é muito comum, vemos até mesmo adultos que não foram tratados quando crianças que apresentam essa dificuldade na fala por conta da língua presa.

Tratamento da língua presa em bebês

É essencial que o tratamento seja feito durante a infância da criança, de preferência assim que o problema for diagnosticado. Se o teste indicar língua presa, o freio da língua será removido, ms esse também é um processo sem riscos.

Teste

• O teste da linguinha pode ser feito desde o nascimento da criança, mas o procedimento completo é realizado com mais facilidade a partir do primeiro mês de vida.

• O diagnóstico precisa ser feito precocemente para que a amamentação não seja substituída por mamadeira antes dos seis meses de vida da criança.

• Se o bebê tem língua presa, ele vai mamar com dificuldade e não ganhará peso.

• O procedimento para corrigir o problema de língua presa é simples e dura apenas 5 minutos. O profissional utiliza somente tesoura e gel anestésico.

• Outros estados brasileiros já estudam a proposta de tornar o teste da linguinha obrigatório.



Deixe uma resposta