Segurança de rede sem fio

7


 

Manter a segurança na internet é de extrema importância, não é mesmo? Isso porque através da mesma, pessoas desconhecidas e de má índole podem utilizar informações obtidas através da rede para nos fazer mal e denegrir nossa imagem.

E se você possui uma antena wireless em sua casa é ainda mais importante que você tenha a segurança de rede sem fio apropriada para evitar que pessoas acessem sua conexão e consigam roubar informações de você.

Pensando nisso, aqui trouxemos algumas dicas de segurança de rede sem fio, para que então você possa proteger sua conexão, e evitar o roubo e invasão de sua privacidade.

Dicas de segurança de rede sem fio

Rede sem fio ícone

Evite colocar nome em sua rede wireless

Muitas pessoas quando vão configurar sua rede wireless costuma colocar seu nome, ou sobrenome, algo que identifique o mesmo. Isso é incorreto, afinal, quem tentar invadir a conexão saberá de quem se trata e usará isso para utilizar dados e informações que já obteve de você para descobrir sua senha.

Sendo assim procure utilizar nomes estranhos, ou simplesmente deixar o nome gerado automaticamente (normalmente é o nome do aparelho roteador).

Não utilize segurança WEP do roteador

Evite utilizar a segurança WEP de seu roteador, a mesma é ineficiente e permite a invasão de terceiros. Sendo assim, opte por utilizar as criptografias WPA ou WPA2, muito mais seguras e eficientes que o WEP.

Altere todas as senhas possíveis e o MAC Adress

Evite deixar senhas padronizadas em seu roteador, isso permitirá que pessoas más intencionadas invadam seu sistema e alterem as senhas, ou até mesmo inutilize o aparelho através de atualizações desnecessárias e irregulares.

Utilize senhas fortes com números, letras e caracteres especiais

Evite utilizar senhas comuns, onde possuem só letras ou números. Procure utilizar uma senha grande e com variação de caracteres e dígitos. Como por exemplo: H1p3R@7Iv0.

Dê limite o alcance de sinal

Isso já ajudará em cerca de 10% na segurança. A não ser que o invasor tenha uma antena de grande potencia para captar o seu sinal fora do alcance estabelecido pelo mesmo.

Atualize o Firmware

Procure atualizar constantemente seu firmware do roteador, isso fará com que o sistema atualize seguranças padrões evitando a invasão de terceiros.

Desabilite a administração do roteador por wireless

Com isso você reduzirá o risco de invasões em cerca de 90%. Afinal, só poderá alterar configurações quem tiver acesso via cabo de rede.

E você. Tem mais alguma dica de segurança de rede sem fio? Deixe sua dica nos comentários e participe conosco!

Deixe uma resposta