Segurança em Redes Sociais

1


REDES SOCIAIS
As redes sociais não são seguras, sendo necessários alguns cuidados.

Redes sociais são estruturas compostas por pessoas ou organizações que estão conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.

Entre as páginas mais acessadas da internet estão o Orkut, Twitter e o Facebook, porém não são apenas os adultos que fazem uso desta ferramenta, pois as redes sociais viraram mania até mesmo entre as crianças.

Apesar de ser uma fonte de entretenimento e oferecer facilidade de comunicação, as redes sociais não são seguras, sendo necessários alguns cuidados.

Redes sociais – Cuidados

Meninas acessando algumas redes sociais

Ao adicionar algum contato na rede social é indicado aceitar apenas pessoas conhecidas e com fotos no perfil. Procure analisar as informações do usuário, principalmente, no Twitter, que não fornece muitos dados sobre o indivíduo.

Fique atento, pois na internet existem muitos perfis fakes, ou seja, que apresentam informações falsas e fotos de outras pessoas.

Ao desconfiar de algum contato procure bloqueá-lo para que o mesmo não tenha acesso as suas informações.

Use pelo menos 8 caracteres na sua senha e ao utilizar outros computadores não grave o seu endereço de e-mail no mesmo. É indicado trocar seu código com frequência. Finalize o seu serviço adequadamente, saia do seu perfil usando o link ”logout”.

Segurança na internet

No vídeo acima você pode conferir algumas informações sobre as redes sociais.

Recomendações gerais

Logo- Redes sociais

Twitter

Ao utilizar a opção ”Protect my tweets” para configurar o seu perfil, cada pessoa que quiser segui-lo terá que pedir permissão. Perfis com muitos seguidores podem ser falsos.

Utilize uma senha forte e evite escrever em seu perfil locais que frequenta e nomes de seus parentes.

Facebook

Após criar sua conta no Facebook, substitua seu sobrenome por abreviatura. Defina qual será o nível de acesso ao seu conteúdo, o mais restritivo é ”Apenas amigos”. Escolha opções de acordo com o nível de informações que deseja divulgar como fotos, frases e publicações em seu perfil.

Orkut

É indicado criar uma conta apenas para acessar o seu endereço no Orkut. Na maioria das vezes as pessoas escrevem dados em seu perfil como endereço, cidade, país, idade e nome completo, portanto é indicado informar uma data de nascimento falsa. Você pode desmarcar a opção marque fotos, assim seus amigos não podem marcá-lo nas imagens, sendo uma maneira de restringir suas informações.

Cabe aos pais ficarem atentos com o perfil dos filhos e verificar se o mesmo não tem contato com pessoas maliciosas.

Deixe uma resposta