Setembro é o mês da Bíblia

3


Setembro é o mês da Bíblia
O mês da Bíblia surgiu em 1971

Setembro é o mês da bíblia, esta data tem o intuito de promover o estudo do Evangelho segundo Marcos associada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental.

O tema escolhido pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos, tendo como lema coragem. A expressão que marca essa passagem do livro de Marcos é: levanta-te.

Este projeto visa evangelizar e consagrar as experiências bíblicas, proporcionando aos batizados um conhecimento mais profundo da fé cristã.

Setembro é o mês da bíblia curiosidades

Família lendo a Bíblia

Quem foi Marcos?

Marcos era cristão convertido do judaísmo e discípulo de Pedro, esta tradição remonta a Papias, bispo e Hierápolis. O Evangelho segundo Marcos foi o primeiro texto da catequese das primeiras comunidades.

Os textos do livro de Marcos têm como cenário Galileia, esta região tinha importantes estradas e era considerada pagã, pois tinha uma população mesclada entre gregos e povos de sua região.

Como nasceu o Mês da Bíblia?

O mês da Bíblia surgiu em 1971, tendo como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia e assim facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

Histórico Mês da Bíblia

-1971: O mês da Bíblia foi celebrado na Arquidiocese de Belo Horizonte.

-1976: Neste ano foram visitadas 30 dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo para promover a evangelização.

-1978: O mês da Bíblia conquistou outras dioceses o que deu início ao Regional Leste 2 da CNBB, passando por Minas Gerais e Espírito Santo.

Nos anos seguintes o projeto continuou e surgiram novos conceitos em busca de atrair novos fiéis.

Livro da Bíblia

Bíblia sagrada

O livro da Bíblia apresenta textos que interpretam a história religiosa e a existência do Homem na Terra sob a perspectiva judaica, sendo narrada por humanos.

Portanto é fundamental ler este livro para assim entender melhor os fatos que aconteceram antes e depois da morte de Cristo. Setembro é o mês da  bíblia, aproveite para ler e assim ampliar os seus conhecimentos sobre os textos bíblicos.

Veja abaixo artigos com o mesmo assunto

A bíblia online

Frases de Deus frases bonitas para reflexão

O que foi a Contra Reforma da Igreja Católica

Deixe uma resposta