Significados De Alguns Termos Históricos E Políticos

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


Neste artigo vamos falar precisamente das Formas De Governo de um país. Para muitos saber o significados dos termos Comunismo, Anarquismo, Socialismo, Nacionalismo, Fascismo, Nazismo, Autocracia, Democracia, Monarquia, Ditadura, Liberalismo, entre outro, é algo muito difícil, e é por isso que viemos aqui; para esclarecer o real significado dessas formas de governo.

Formas de Governo

Antes de tudo, é importante ressaltar que uma forma de governo é: O conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Mas, ainda assim, é interessante destacar que a forma de governo adotada por um Estado não deve ser confundida com a forma de Estado (unitária ou federal) nem com seu sistema de governo (Monarquismo, presidencialismo, parlamentarismo, dentre outros).

1governo1

É interessante que alguns estudiosos afirmam que existem tantas formas de governo quanto há sociedades, assim existiriam inúmeras formas, porém, alguns se destacam dentre elas.

Monarquia

A primeira forma de governo já conhecida foi a Monarquia, em que o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. Tratam-se dos reis e rainhas da época do período colonial.

República

depois, surgiu a República que é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.

Democracia

A Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. O qual é, por sinal, adotado no Brasil ao longo dos anos.

formas-de-governo-em-aristoteles

Teorias Sobre As Formas de Governo

Essas três são as formas de governo base para o surgimento de todas as teorias aqui presentes. Vamos conhecer algumas delas, e começar a se deparar com os termos de difícil entendimento, para aqueles que não são ligados à história da política.

formas_governo

Anarquismo

O Anarquismo é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório e de Estado. O anarquismo opõe-se ao comunismo.

Comunismo

O Comunismo é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.

Aristocracia

A Aristocracia é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo elitista, normalmente esse grupo é formado por pessoas de posse, como os donos de terras.

imagem-maior-do-site

Formas Impuras De Governo

Tirania – Governo de um só para o seu interesse ou de um grupo familiar.
Oligarquia – Governo de poucos para seu interesse ou de um grupo social.

frases

O que torna complicado entender tudo isso é que cada Estado pode adotar elementos de mais de um sistema. O Autoritarismo, por exemplo, descreve uma forma de governo caracterizada pelo governo com total autoridade no estado. O Fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista. O Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (um monarca) deve ter o poder absoluto, como o Papa.

O Totalitarismo, é caracterizado pela coincidência do autoritarismo, o presidencialismo por sua vez, é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. E por ai segue-se a imensa lista de formas de governar um país.

Fonte: Wikipédia.


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!

%d blogueiros gostam disto: