Sintomas e tratamentos para meningite

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


Sintomas e tratamentos para meningite

Muitos já devem ter ouvido falar na meningite, mas que nem sempre sabem ao certo o que é, pois ela é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus consegue vencer as defesas do organismo e com isso a meningite entra em ação já que o organismo está um tanto quanto fragilizado sem defesas para combater o vírus da meningite.

Quais os tipos de meningite?

A meningite pode ser de duas maneiras sendo ela viral onde o quadro é mais leve e de fácil recuperação e a meningite bacteriana onde ela possui um agravamento maior onde assim que detectada deve ser tratada imediatamente.

Quais os sintomas da meningite viral e bacteriana?

A meningite viral apresenta sintomas semelhantes aos de gripe e resfriado como febre, dores de cabeça, rigidez na nuca, irritabilidade, pois quando o exame detectar o tipo da meningite ela deve ser avaliada por um especialista, mas na maioria das vezes de casos virais ela se resolve sozinha assim como outras viroses.

Já a meningite bacteriana é um quadro mais grave que deve ser tratado o mais rápido possível já que em pouco tempo os sintomas já começam a aparecer como mal-estar, vômito, febre alta, fortes dores de cabeça e no pescoço, em alguns casos manchas vermelhas na pele, pois os sintomas são sinais de que ela está se alastrando rapidamente.

Sintomas e tratamentos para meningite

Como é feito o diagnóstico?

Ambos os tipos de meningite são de comunicação compulsória onde o diagnostico acaba se baseando em uma avaliação clinica no qual é analisado um líquido que acaba envolvendo todo o sistema nervoso já que o exame é feito para assim poder identificar o agente infeccioso. No caso de suspeita de meningite bacteriana a medicação logo já é introduzida já que os riscos de seqüelas são grandes.

De que maneira é feita a prevenção?

O tratamento pode ser feito através de vacinas que ajudam a proteger contra a meningite além do que ela já faz parte do calendário de vacinação, onde mesmo que a vacina tenha sido lançada na Europa contendo características um pouco diferentes assim mesmo fornecem uma grade proteção ao nosso país.

A partir de2011, avacina conjugada irá fazer parte do Calendário Básico de Imunização onde deverá ser aplicada em três etapas uma dose com três meses, outra aos cinco meses e o reforço aos doze meses.

Como é feito o tratamento?

Para as pessoas que são detectadas meningite bacteriana o medicamento deve ser introduzido o mais rápido possível já que ela pode deixar grandes seqüelas como surdez, dificuldade de aprendizagem e até mesmo o comprometimento cerebral onde o medicamento é aplicado diretamente na veia.

Já para as pessoas que foram detectadas com meningite bacteriana onde não há tratamento especifico para este tipo, já que são receitados medicamentos apenas para aliviar os sintomas e deixar que eles façam o efeito.

Sendo assim essas são algumas informações sobre a meningite, para que você possa saber mais á fundo sobre o problema procure o médico imediatamente assim como no caso de sintomas.


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!