Sintomas e tratamento da catapora infantil


A catapora se pega apenas uma vez na vida, ela é transmitida através da respiração e até mesmo pelo contato, mas esta só é transmitida na fase em que estiver secando. Os adultos que ainda não pegaram a catapora é preciso que tomem a vacina.

Os principais locais que as pintinhas aparecem é no rosto e nas costas, mas podem aparecer no corpo todo. Os principais sintomas são: febre, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e cansaço, além das pintinhas vermelhas, estas começam a aparecer após 24 a 48 horas dos primeiros sintomas.

As pintinhas, são chamadas de lesões, e aos poucos vão se espalhando pelo corpo todo, estas podem coçar, mas não é nada bom que a criança coce, por isso é preciso tomar alguns cuidados e ainda ir ao médico para que este receite uma pomada para passar no local das micro lesões.

Se estas lesões forem coçadas poderão demorar mais para cicatrizar e ainda deixar cicatrizes.

A catapora não é uma doença perigosa, mas é interessante que o médico acompanhe o processo de tratamento, assim a recuperação será mais rápida. Além disso, é indicado que a criança fique sem ir á escola durante um tempo, para que ela não passe para as outras crianças.

A vacina contra catapora deve ser aplicada a partir de um ano de idade, mas adolescentes e adultos com baixa imunidade também devem tomar. Basta que você compareça á um posto de saúde.

Sendo assim, mantenha sempre a criança limpa, para que as lesões não inflamem, e na hora de dar banho na criança procure não esfregar os locais com as lesões e quando secar dê apenas pequenas encostadas da toalha.