Sinusite causas sintomas e tratamento


Sim a Sinusite é uma doença, é de base inflamatória ou infecciosa que acomete as cavidades que temos em volta do nosso nariz, são cavidades revestidas por uma mucosa que necessita de ventilação.

É nos seios que fica o muco acumulado pela Sinusite, e esta pode acometer tudo que está ao seu redor, como as estruturas dos olhos (por isso é que se apresenta dor atrás dos olhos), dentes e até mesmo o cérebro.

Sendo assim a Sinusite é a inflamação de todos estes seios de nossa face, estes seios são responsáveis por aquecer o ar que entra quando respiramos, dá ressonância á nossa voz e ainda diminui o peso da nossa cabeça.

Esta imagem abaixo mostra a região do nariz e todas as suas estruturas internas.

Como adquire?

Primeiro acontece uma infecção viral, após isso ocorre a inflamação de origem alérgica, assim a mucosa dessa região nasal aumenta de volume e obstrui (tampa) toda a comunicação destas cavidades com as fossas nasais. Quando fica obstruído aumenta a colonização de germes e fungos que estão presentes na região, mas não tinham condições favoráveis para o seu crescimento.

Sendo assim a causa da Sinusite é infecção por vírus, bactéria ou fungo, alergia á alguma coisa ou inalação de poluentes.

O que se sente?

Esta doença por acumular secreção nos seios que deveriam estar vazios, gera uma sensação de ‘peso na face’, dores de cabeça, sensação de mau cheiro que vem do nariz ou da boca e alguns espirros.

Apesar destes sintomas simples, a Sinusite pode ser dividida entre crônica e aguda.
• Aguda: Dor de cabeça na área acometida que pode ser no seio etmoidal, seio frontal, maxilar e esfenoidal (como pode-se ver na imagem anexa acima). Esta dor pode ser forte, pode ser em pontada, pulsada e até mesmo com a sensação de pressão ou peso da cabeça. A secreção que sai do nariz na maioria dos casos tem uma coloração amarelada ou esverdeada. A pessoa ainda pode apresentar cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite.
• Crônica: Os sintomas são os mesmos da aguda, o que difere é a intensidade, além disso, as dores nos seios da faça e a febre pode não aparecer, mas os sintomas são geralmente noturnos e aumenta quando a pessoa se deita.

Diagnóstico

O paciente precisará ter uma boa memória, para contar toda a sua história para o médico, assim ele irá analisar os sintomas e fará exames físicos e radiológicos da região afetada para que se possa confirmar a presença da Sinusite

Tratamento

O tratamento precisará ser feito com medicamentos, estes são analgésicos, antibióticos e para melhorar a permeabilidade nasal e medicamentos antifúngicos, tudo vai depender do causador da Sinusite. É importante lembrar que há muitos perigos na automedicação, por isso esteja sempre em contato com o seu médico para que você possa tomar os medicamentos corretos.

Como prevenir

Cuidar da saúde é sempre muito importante, se a Sinusite for alérgica, evitar entrar em contato com os causadores da alergia, com o tempo você saberá quais são. Evite locais com muita poeira ou ácaro, quem tem desvio de septo deverá procurar um médico, evite ficar em locais fechados com muitas pessoas, principalmente no frio.

Procure não utilizar ar condicionado e sempre que você apresentar os sintomas com aproximadamente 1 mês (Sinusite aguda) ou acima de 3 meses (Sinusite Crônica) procure um especialista para que este possa estar te orientando.

Neste vídeo você pode conhecer melhor os seios nasais