Soluções sustentáveis para o dia-a-dia

4


Soluções sustentáveis
Soluções sustentáveis são fáceis de fazer.

Precisamos de soluções sustentáveis para que possamos preservar o nosso meio ambiente e assim manter o lixo mais longe possível dos rios e matas.

O que é sustentável?

Sustentável é a exploração do ambiente de uma forma que se garanta a qualidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos de uma forma justa e que para a economia seja viável.

Como atividades de uso sustentável de recursos naturais, podemos citar: a extração de madeira, coleta controlada de produtos florestais, extração de borracha, coleta de frutos, sementes e plantas medicinais.

Sustentável ou sustentabilidade é então o poder de criar ou melhorar os próprios meios e recursos para aquela determinada produção.

Soluções sustentáveis

Um estudante de Cubatão tem ganhado destaque em suas pesquisas que visa soluções sustentáveis, a última foi a reutilização de restos de animais marinhos para a fabricação de uma ração. Este não é o seu primeiro projeto, quando criança ele mesmo fazia o seu xampu e sabonete e como engenheiro já fez projetos para reaproveitamento da água, hortas que podem ser mantidas com diferentes tipos de fertilizantes e uma mecânica para a captação da água da chuva.

Para o esgoto o estudante inventou um reator para o tratamento de efluentes líquidos, assim o equipamento permite fazer o tratamento do esgoto doméstico para fins não potáveis, usando a água tratada para lavar carros, lavar o quintal, irrigar plantas, dentre outras necessidades.

Sendo assim a solução sustentável que você poderá fazer na sua casa é fazer um mecanismo de coleta de água da chuva ou tratamento de esgoto para que você possa utilizar esta água para fins não potáveis, ou seja, esta água não vai ser utilizada apenas para beber o resto você poderá utilizar e poupar o seu mundo de usar a água potável.

Fazer sabão líquido ou em pedaço com o resto de óleo que você utiliza na cozinha para fazer frituras. Utilizar o resto dos alimentos, principalmente a casca dos alimentos para fazer adubo.

Bitucas de cigarro podem se transformar em paletes, utilizando para apoiar equipamentos, latinhas e guarrafa pet de guaraná podem ser transformadas em árvores, decoração e até roupa.

Deixe uma resposta