Tipos de saladas para o verão


Comer a salada no verão não significa que você não precisará mais se alimentar, pelo contrário, apesar de calor você precisa se alimentar bem, e comer salada não significa que você precisa apenas comer somente folhas, é possível fazer uma salada nutritiva e ainda que te sustente.

Como no verão o seu corpo perde muita água e sais minerais você poderá utilizar bastante salada verde escura, que fornece sais minerais, além de misturar junto á salada frutas com bastante água, como a melancia.

Mas não é só ela que pode ser usada junto com a salada, use, pêra, melão, maçã, abacaxi e kiwi, mas tome cuidado, corte as frutas somente no momento em que você for consumir a salada, pois se ela ficar por muito tempo preparada as frutas poderão escurecer.

Você poderá colocar queijos e até mesmo carnes no meio da sua salada, isso porque como dissemos o seu corpo precisa de gorduras e alguns outros nutrientes que não encontramos nas saladas.

Tipos de salada

Existem três tipos de saladas, são elas:

• Salada tropical
É o tipo de salada que tem um pouco de tudo, mistura alimentos ricos em fibras, com gordura boa e proteínas magras, os ingredientes mais usados são: alface, tomate, mussarela de búfala, azeitonas, manga, azeite e sal.

• Salada Mediterrânea
A lentilha é o principal ingrediente deste tipo de salada, por isso ela é uma ótima fonte de proteína vegetal, nela você poderá acrescentar pepino, cenoura, rabanete, tomate e agrião.

• Salada Oriental
Ela possui quinoa e cogumelo shitake, alimentos muito ricos em fibras e proteínas de boa qualidade, ela combina com alho, cebola roxa, vagem e azeite, no molho você poderá acrescentar ingredientes como shoyu e gengibre ralado.

Receitas de salada

• Salada verão
Ingredientes:
-01 manga
-01 pacote de kani kama
-01 abacaxi grande
-01 pé de alface
-Pimenta do reino para polvilhar

Modo de preparo:
Descasque e corte a manga e o abacaxi, corte o kani kama em lascas bem finas, lave bem o alface e arrume tudo em um refratário, polvilhando a pimenta do reino, quando tudo estiver arrumado no refratário.

• Salada de arroz integral
Ingredientes:
-04 xícaras (chá) de arroz integral cozido
-02 tomates sem sementes picados em cubos
-1 xícara (chá) de queijo branco cortado em cubos
-1/2 xícara (chá) de salsicha picada
– sal, azeite e primenta-do-reino

Modo de preparo:
Em uma tigela tempere o arroz integral com sal e pimenta do reino, regue com azeite, depois acrescente o tomate, o queijo branco e a salsicha, misture devagar e cubra com o filme plástico, leve á geladeira por duas horas. Antes de servir polvilhe queijo ralado.

• Salada de batata com iogurte
Ingredientes:
-04 batatas em fatias grossas cozidas
-01 copo de iogurte natural
-1/3 de xícara (chá) maionese
– ½ colher (chá) orégano
-1 pepino picado
– ½ xícara (chá) de vagem cozida em cubinhos
– 1 ½ colher (sopa) de vinagre branco
– sal e pimenta do reio á gosto.

Modo de preparo:
Molho: misture o iogurte, a maionese, o orégano, sal e pimenta, junte com o pepino e reserve. Na hora de servir misture a batata com a vagem e regue com o vinagre, depois misture com o molho delicadamente e sirva logo em seguida.