Home / Destaque / Tire sua CNH gratuitamente com o programa CNH Social

Tire sua CNH gratuitamente com o programa CNH Social

Para você que deseja tirar sua primeira habilitação de forma gratuita, saiba que tem como e você poderá estar se inscrevendo ainda para 2019.

Importância da CNH

Para muitos tirar a habilitação é um sonho, mesmo por que ela é um documento muito importante e faz falta na hora de dirigir qualquer veículo terrestre. Mas devido seu alto custo muitas pessoas não estão conseguindo tirar sua habilitação e com isso muitos acabam saindo fora da lei e correm risco de perder seus automóveis e até mesmo perdem o direito de tirar sua habilitação.

A CNH é importante para você para onde quer que você, isto porque ela é internacional e pode servir como seu documento principal, pois nela contém todas as suas informações como CPF, RG, nascimento e etc… Além disso a CNH é importante na hora de trabalhar, pois muitas empresas estão priorizando dar suas vagas as pessoas que possuem habilitação, isto porque, caso seja necessário se locomover para a empresa o funcionário possuirá habilitação.

O Programa CNH Social

No entanto no Brasil, para tirar a habilitação de forma normal em autoescolas tem sido uma tarefa quase impossível para muitas pessoas isso porque possui um alto custo, o que impossibilita muitos de retirar sua primeira habilitação. Contudo alguns estados brasileiros adotaram uma medida para colaborar com pessoas de baixa renda a retirarem sua CNH de forma gratuita, com direito a escolha de qual categoria tirar.

Além disso, o programa pode contribuir com pessoas que já possuem habilitação em outras categorias e que desejam retirar em outras modalidades, contudo é necessário que a pessoa comprove o motivo do porque ela necessita dessa categoria em sua CNH. Feito isso o governo selecionará mediante a um processo qual pessoa possui maior urgência e assim disponibilizar para essa pessoa.

Custo para tirar a CNH

O custo para se tirar a CNH pode chegar a custar até R$3,000 dependendo do Estado em que a pessoa estará tirando o documento. Além de ser importante para se locomover, ter a CNH facilita e muito na hora de arrumar um emprego e isso por que muitas empresas contratam pessoas para trabalhar utilizando veículos como dito anteriormente.

Agora imagine poder tirar a sua habilitação de forma gratuita? Seria algo incrível não é mesmo, por isso é muito importante estar procurando saber quais programas seu estado proporciona a você e depois estar correndo atrás do seu beneficio.  

Com o intuito de ajudar a ter a CNH, foi criado pelo Detran o programa CNH Social, que visa ajudar pessoas de baixa renda a conseguirem realizar esse sonho de possuir a primeira habilitação, por isso é importante estar ligado aos requisitos e os dias que você poderá estar fazendo sua inscrição para conseguir o benefício. Tire aqui algumas dúvidas.

Quem pode estar solicitando a CNH Social?

  • É importante que você comprove sua baixa renda com renda familiar de até dois salários mínimos 
  • Ser maior de 18 anos
  • Saber ler e escrever
  • Estar cadastrado em algum benefício governamental como o bolsa família.
  • Estar desempregado
  • Renda familiar abaixo de dois salários mínimos.

Intuito do programa

O programa vem com o intuito de contribuir com a população então é importante saber se seu estado adota o benefício, afinal o projeto é todo custeado pelos órgãos governamentais. Contudo pelo fato de ser um projeto no qual há uma margem de gastos bem altos pode variar de estado para estado o funcionamento do projeto, alguns selecionam por prioridade e já outros em algumas situações recorrem por meio de sorteio.

Infelizmente o projeto não está presente em todos os estados brasileiros. Como dito anteriormente o custo para o governo é demasiadamente alto e por isso não esta presente em todos os estados e por esse motivo muitas pessoas não possuem sua habilitação. Contudo, mediante a iniciativa de alguns estados, outros que ainda não possuem o projeto estão colocando no papel a proposta e logo estarão disponibilizando também em seu estado. Estarei fazendo uma lista dos estados que não estão no projeto:

Estados que ainda não possuem o benefício

São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Alagoas, Distrito Federal, Roraima, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Piauí e Pará.

Também a regra muda de alguns estados para outros por isso é importante pesquisar no Detran da sua cidade e se informar se há o benefício. Depois basta estar entrando no site do Detran e estar se cadastrando para conseguir o benefício.

Modalidades disponíveis

As modalidades disponíveis são das carteiras A B, C, D, no entanto você poderá escolher apenas uma modalidade na qual ira tirar. No caso de primeira habilitação será disponibilizada na carta A ou B e para quem já possui cartas como de carro e moto, poderá estar se inscrevendo para as de ônibus e caminhão, basta que comprove que será para fins de trabalho.

Caso haja empate no número de categorias disponíveis, será avaliado o tempo de desemprego, menor renda, ou o fim da carteira de motorista por exemplo para trabalho.

Como faço para me inscrever

Para se inscrever é simples, você poderá fazer sem sair de casa acessando o site do Detran  www.detran.es.gov.br e procurar por CNH social, feito isso você irá responder um questionário pessoal e depois terá a resposta de confirmação enviada por e-mail. Entretanto o processo pode demorar dependendo do estado. Qualquer dúvida envie um e-mail para [email protected] e retire suas dúvidas com eles.

Os estados que estão com o benefício disponível são:

Fique atento para as regras de cada estado, pois assim você também estará por dentro dos dias de inscrição. No entanto não se preocupe com o dia em que você viu este post pois o benefício acontece todos os anos, basta estar de olho nos dias certos das inscrições e não perder tempo.

Espero que o artigo tenha aberto os seus olhos para mais um benefício que você pode conseguir gratuitamente através do governo. Qualquer dúvida a respeito deixe nos comentários que eu estarei respondendo assim que possível.

(Visited 122 times, 1 visits today)

Veja Também

Dicas caseiras para reduzir 70% das celulites

saiba como reduzir até 70% das celulites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *