TRATAMENTO CASEIRO PARA ELIMINAR CATARRO DO NARIZ E DA GARGANTA

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


Só eu sei o quanto essa sensação de catarro no nariz e na garganta pode ser desagradável. Venho sofrendo há algum tempo com a tímida ‘sinusite’, os seis da face doem, o nariz fica o tempo todo entupido e garganta cheira de catarro, isso quando o ouvido não está tapado.

O que é o catarro?

A grande maioria das pessoas ainda não sabem, mas o muco ou catarro, como é mais conhecido, não é uma doença, mas sim um sintoma que o nosso organismo apresenta para indicar que existe algo errado com nosso sistema imunológico.

Geralmente o catarro é um sintoma de uma possível infecção seja ela causada por vírus ou bactéria. Esse muco é formado por proteínas e água, mas quando ele aumenta é porque já se juntou corpos estranhos à ele, como poeira, bactérias, vírus e fungos.

Mulher assoando o nariz

A presença de catarro em excesso nas vias respiratórias e na garganta pode indicar doenças tais como: Pneumonia, tuberculose, asma, amidalite, bronquite, gripe, resfriado, sinusite e rinite. Para identificar o tipo de doença é preciso avaliar a consistência e a cor do muco.

Características do mudo nasal

O muco pode ter consistência, cheiro e cor diferente e cada uma delas pode indicar o tipo de problema respiratório do paciente.

I Consistência

  • A sua composição pode ser mucosa, purulenta ou serosa; podendo ou não ser densa e ter aparência viscosa quando está relacionada com sintomas de pneumonia.

II Cheiro

  • Quando o cheiro é pútrido (forte e intenso) o muco pode indicar bronquite ou gangrena pulmonar. Quando ele contém cheiro de medicamento indica que os remédios estão saindo pelas narinas e quando não tem cheiro pode indicar apenas doenças simples da face.

III Cor

  • Pode ser incolor indicando gripe, resfriado ou rinite. Pode ser amarelado indicando contaminação por bactéria. Pode ser rosado indicando a presença de sangue. Ele também pode ser esverdeado indicando contaminação por vírus e por último pode ser de cor de ferrugem indicando uma possível pneumonia.

Tratamento caseiro contra o catarro

Esses tratamentos vão amenizar a sensação de catarro presente nas vias respiratórias e na garganta, mas não vai tratar a doença em si, por isso é muito importante procurar um especialista caso os sintomas persistam.

inalação contra o catarro

  • Em jejum faça um suco de agrião com mel e tome pela manhã.
  • O chá de folhas de aipo também pode ser tomado duas vezes ao dia.
  • O própolis pode ajudar muito nesse sentido.
  • O gargarejo de água morna com sal ou bicarbonato também pode ser benéfico.
  • O chá de folhas de abacateiro também é ótimo para eliminar o catarro.
  • Ferva uma maça picada com casca e beba o chá adoçado com mel.
  • Faça inalação de três a quatro vezes ao dia.
  • Um chazinho com folhas de hortelã, malva e poejo sempre é bem-vindo!
  • Uma colherzinha de mel todos os dias pela manhã também pode ajudar.


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!