Tratamento de pele com acne


A acne é uma doença de pele, aparece com mais freqüência na adolescência, quando os hormônios sexuais estão em alta, aumentando assim a secreção de sebo ou óleo pelas glândulas sebáceas da pele.

Este aumento faz com que apareçam espinhas, pontos pretos e até bolhas, principalmente na área do rosto, porém costas, braços, ombros e peito também podem apresentar estas lesões de pele.

Quando os poros ficam bloqueados por causa de tanto óleo, poderão infeccionar, aparecendo assim bolhas com pus, com o aparecer destas bolhas com pus as pessoas tem costume de coçar ou então estourar, isso faz com que a inflamação piore ainda mais, podendo até mesmo deixar cicatrizes.

A acne na verdade é devido ao aumento de liberação de sebo pelas glândulas sebáceas e o acúmulo de pele morta no poro, isso faz com que ele fique obstruído e todas as toxinas que precisam sair da pele ficam acumuladas dentro do poro o que é um ótimo lugar para que os fungos e bactérias possam se instalar.

Existem diversos tratamentos para a acne, a começar por cuidados com a higienização da pele. Mas os tratamentos clínicos mais conhecidos e procurados são:

• Fototerapia a laser: Duas luzes são aplicadas na pele, uma é azul a outra é vermelha. A luz azul tem forte ação anti-bactericida, ela inativa a bactéria através de um processo chamado estresse oxidativo. A luz vermelha tem ação antiinflamatória e ajuda no aceleramento da reprodução celular, ajudando na cicatrização da pele.
• Peeling: este poderá ser o químico ou o físico, onde o químico usa ácido salicílico, ácido retinóico ou ácido pirúvico. Já o peeling físico, pode ser chamado também de peeling de cristal, onde é emitido um jato de um pó de óxido de alumínio, que faz a escamação superficial da pele.
• Laser Co2: Ele é bem eficiente para a cicatrização da acne e consiste em um laser que transfere Co2 para a pele.

Além destes tratamentos o seu médico poderá tratar com medicamentos, como hormônios, para poder controlar a quantidade de sebo que é liberado. Poderá ser feito também por ingestão de antibióticos tópicos e orais, retinóides tópicos e orais e até mesmo com plantas medicinais.

Mas é importante que você use produtos adequados para que você possa fazer a higienização da pele, como sabonetes, tônicos e até mesmo cremes hidratantes.