Tratamento para entupimento das artérias

1


O entupimento das artérias é chamado de Síndrome Coronária Aguda sendo esta um conjunto sintomas e sinais que estão relacionados ao coração com um diagnostico de isquemia aguda do miocárdio no qual o seu sintoma principal é a dor precordial, semelhante a um aperto que pode se expandir para a face interna do membro superior esquerdo.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pode detectar cerca de cinco milhões de pessoas com os sintomas do entupimento das artérias nos serviços de emergência onde do total desses pacientes cerca de 1,5 milhões sofreram o infarto agudo do miocárdio sendo que desses que sofreram o infarto 1/3 acabou morrendo em decorrência do problema.

O procedimento de entupimento das artérias é um processo continua onde o problema se inicia com a ruptura de uma placa ateromatosa em uma artéria, diante esta ruptura a quebra da placa ativa a adesão de plaquetas que podem levar a formação do coagulo de fibrina e trombose coronariana que depois de um determinado tempo pode causar um infarto do miocárdio.

Entupimento das artérias do coração.

O que é infarto agudo do miocárdio

Como acontece o infarto agudo do miocárdio

Com o entupimento das artérias o coração precisa trabalhar em um ritmo mais intenso com isso as chances de sofrer infarto são maiores, pois ele ocorre com a obstrução de uma artéria coronária que foi causada pela ruptura de uma placa instável ativando assim a adesão de plaquetas e formando a coagulação de fibrina e por fim a trombose.

O termo popular usado para o infarto é o entupimento das artérias no coração, onde os danos para o organismo são sérios já que com a obstrução uma determinada região do músculo cardíaco acaba ficando privada do suprimento cardíaco, como vai ficar sem sangue o músculo não conseguirá se contrair adequadamente afetando a função de bombear sangue para todos os tecidos.

A doença que mais mata

Artéria já entupida.

O entupimento das artérias é uma das doenças mais temidas porem consideradas comuns pelos médicos, onde anualmente cerca de 900 mil pessoas tem ataque cardíaco deste total aproximadamente 225 mil delas acabam morrendo decorrente do problema, no qual algumas não conseguem nem chegar a tempo para receber os atendimentos médicos necessários.

Quando os pacientes conseguem chegar a tempo ou identificam os sintomas com antecedência os procedimentos médicos podem ser realizados assim o paciente pode sobreviver e levar uma vida normal. As terapias para o infarto do miocárdio são a desobstrução por meio de medicamentos ou cirurgia.

Como se prevenir do entupimento das artérias

Para que você possa ficar longe do entupimento das artérias e sofrer um infarto uma das maiores formas de prevenção é o controle sob os fatores que são considerados de risco e também adotar hábitos saudáveis que fazem toda a diferença.

Veja algumas formas de prevenção do infarto:

– Manter uma dieta balanceada e regrada com muita fruta e verdura.
– Evitar o consumo de carnes gordas, gorduras em geral e sal.
– Praticar atividades físicas regularmente com orientação médica.
– Tomar cuidado com o colesterol, hipertensão arterial e diabetes.

Sintomas do entupimento das artérias

O entupimento das artérias ou o infarto são a mesma coisa porem com nomes mais populares. Abaixo seguem alguns dos sintomas do infarto e lembre-se que se sentir qualquer um desses sintomas procure um médico imediatamente.

Homem com sintomas de infarto.

-Pressão desconfortável.
-Dor intensa e prolongada no peito.
-Náusea, vômito e intensa sudorese.
-Ataques de dor no peito que não são causados por exercício físico.
-Dor que se irradia do peito para os ombros, pescoço ou braços.
-Respiração curta mesmo no estado de repouso.
-Sentir tonteira.
-Sensação de aperto ou dor no centro do tórax que tem duração maior do que 10 minutos, com diferentes intensidades.
-Dor prolongada na “boca do estômago”.
-Desconforto no tórax e sensação de enfraquecimento.
-Sumir os sentidos e voltar espontaneamente.

Causas do infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio acontece quando as células que estão dentro dos músculos ficam privadas de oxigênio em decorrência de um inadequado suprimento de sangue pelas artérias coronárias, com isso essas células passam a ficar danificadas e morrem dependendo de quanto tempo durar a interrupção desta circulação sanguínea.

Quando essas células mortas ou danificadas acabam afetando o coração em sua capacidade de se contrair acaba se limitando a sua habilidade de bombear o sangue para o corpo. Quando acontece um infarto moderado a dor e os sintomas são mais fracos e não se desenvolvem de uma forma total sendo este chamado de infarto silencioso.

Tratamento para o entupimento das artérias

Realizando o tratamento para o entupimento das artérias isso pode prevenir e limitar os danos causados pelo músculo cardíaco, por isso é muito importante agir com rapidez quando surgirem os primeiros sintomas.

Como é feito o exame do coração.

Confira alguns dos tratamentos mais utilizados:

– Medicamento para a prevenção de formação de trombos ou coágulos sanguíneos.
– Inalação de oxigênio para melhorar a oxigenação do músculo cardíaco.
– Tratamento das dores torácicas com medicamentos receitados pelos médicos.
– Medicamento utilizado para diminuir a sobrecarga de trabalho do coração, melhorando assim o fluxo de sangue pelas artérias.

Contudo, no caso de qualquer sintoma é indispensável a procura por um médico profissional onde o tratamento é feito com base nos sintomas apresentados pelos pacientes na tentativa de restaurar o fluxo sanguíneo para o coração o quanto antes.



Deixe uma resposta