Tratamento Para Tumor Na Tireoide

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


Só quem sofre ou já sofreu com esse problema sabe o dilema que é ter que lidar com ele. A tireoide é uma das glândulas mais importantes de nosso corpo. Ela é responsável pela produção de hormônios em nosso corpo que interferem no funcionamento de diversos órgãos, como o coração, os rins, o intestino e no caso das mulheres, até no ciclo menstrual.

A glândula da tireoide tem 25 gramas e fica localizada no pescoço entre a laringe e a faringe. É interessante destacar que se tratando dos tumores nessa região, eles não são tão incomuns assim.

Tumor Na Tireoide

Uma pesquisa recente afirmou que 65% da população apresenta algum tipo de câncer, incluindo os tumores no pescoço, mais precisamente na glândula da tireoide.

site11

Vale ressaltar ainda que um tumor nem sempre significa um câncer maligno, e ainda que seja existem 95% de chances de tratamento completo para pacientes com a doença.

Sintomas De Câncer De Tireoide

Geralmente o principal sintoma é a presença de um nódulo na tireoide, lembrando que isso nem sempre não é indicação da presença de um câncer. A presença de nódulo tireoidiano, associado à presença de linfonodomegalia cervical (gânglios linfáticos aumentados no pescoço) e/ou ao sintoma de rouquidão, pode ser indicação de um tumor maligno na tireóide.

tireoide-almanaque-da-saude-45856

Diagnóstico De Câncer Na Tireoide

O diagnóstico de câncer na tireoide considera os achados no exame clínico de palpação da glândula e a presença de gânglios linfáticos aumentados. Entretanto, como apenas pequeno número de nódulos é palpável, exames de imagem como a ultrassonografia, a cintilografia e a ressonância magnética são recursos úteis para o diagnóstico. O mais importante, porém, é a biopsia de aspiração com agulha fina para identificar a presença ou não de células tumorais malignas. – Segundo Drauzio Varella.

Parte I

Parte II

Tratamento Para Tumor Na Tireoide

Aqui no Brasil, em geral, o tratamento é cirúrgico e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. Caso as células malignas tenham comprometido os gânglios cervicais, é necessário retirá-los por completo.

exame

Depois de quatro a seis semanas da intervenção, o paciente recebe doses terapêuticas de iodo radioativo em ambiente hospitalar para extinguir qualquer tecido remanescente de células tumorais no corpo e evitar metástases. Quando os carcinomas papilíferos e foliculares não respondem a esse tratamento, é possível recorrer à terapêutica antiangiogênica que consiste em bloquear a formação de novos vasos sanguíneos para impedir que as células tumorais recebam nutrientes e oxigênio através da circulação.

Encontro com Especialistas – Tratamento e Iodo Radioativo

O próximo passo é indicar a reposição hormonal com levotiroxina por via oral para substituir os hormônios que deixaram de ser produzidos pela tireoide. A Radioterapia, associada ou não à quimioterapia, é recomendada na ocorrência de tumores mais agressivos.


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!

%d blogueiros gostam disto: