Tudo sobre a ansiedade: como controlar

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Veja agora algumas dicas para controlar a ansiedade, e conheça um pouco mais sobre essa condição e por que ela é tão maléfica para a nossa saúde.

Tudo sobre a ansiedade

O distúrbio relacionado a ansiedade não é algo antigo e sim existente desde muito tempo, porém, com o passar do tempo, podemos ver nitidamente o quanto a geração atual tem sofrido com a ansiedade, desde crianças, a adolescentes, adultos e mais velhos.

No entanto, em meio a tantas preocupações, não é incomum se sentir ansioso, podendo surgir a ansiedade em qualquer momento, seja em uma entrevista de emprego, dirigir pela primeira vez, ou simplesmente fazer algo novo do que não se está acostumado.

Teoricamente a novidade nos faz ansiosos.

Portanto, até que se torne nossa rotina ou comum, tudo tende a nos levar a sentir ansiedade que nada mais é do que aquele frio na barriga, mãos tremulas, pernas bambas e até podemos gaguejar em algumas situações.

No entanto a ansiedade, tem se transformado em um distúrbio para muitas pessoas e isso sem dúvidas tem atrapalhado a vida das mesmas de maneira terrível. Isso porque, devido a ansiedade, doenças, oportunidades e desenvolver depressão estão ainda mais suscetíveis.

Pessoas ansiosas – Tudo sobre a ansiedade

Sentir medos constantes, nervosismos, e viver pensando que algo vai dar errado durante todos os dias, faz parte da rotina de quem tem distúrbio de ansiedade.

A pessoa perde totalmente a concentração nas suas tarefas diárias e convencionais.

No entanto, isso acontece porque passa a maior parte do tempo pensando em coisas que as deixam nervosas e confusas, como por exemplo o que pode acontecer caso ela faça ou não alguma coisa.

Contudo, esses pensamentos vão se alastrando na mente das pessoas, até que se sintam insuficientes.

Ansiedade é estar à espera de alguma coisa que está por vir a acontecer, e acaba travando a pessoa, sentem dificuldades em fazer algo, pois quando tentam acabam se atrapalhando e colocando tudo a perder.

Como por exemplo em um encontro, a pessoa se perde tanto nas palavras e acaba colocando tudo ‘’morro abaixo’’.

Reações causadas pela ansiedade

A ansiedade é um tipo de medo que reage de forma ágil e simultânea independente do nosso pensamento racional e por esse motivo, não costumamos ter controle em uma situação dessa, não é como se um ‘’se acalma’’ pudesse resolver.

Parte disso vem das respostas que o cérebro manda ao estresse que estamos tendo no dia, preparando o corpo para uma situação na qual ele tenha que fugir ou lutar de situação de perigo eminente.

Vamos dizer que, o nosso cérebro manda uma resposta de ação para nosso estresse.

Esse processo, faz com que ocorra a liberação de Adrenalina, podendo causar reações como:

  • Dilatar os brônquios, aumentando a respiração e o consumo de oxigênio, de modo mais acelerado.
  • Dilatação da pupila para ter uma melhor visão, mesmo com pouco luminosidade no ambiente.
  • Acelerar drasticamente os batimentos cardíacos, contraindo os vasos sanguíneos para que os mesmos levem o sangue mais rapidamente ao corpo.
  • Baixar as funcionalidades do intestino para poder guardar energia para uma ação futura, como correr ou criar coragem.
  • Aumento na liberação de glicose, para que possa dar mais energias as células o que nos deixará muito mais dispostos mesmo com pouco descanso.
  • Liberação do cortisol, podendo causar o aumento da gordura corporal, inibição do muco na parede gástrica, além de causar fadiga ao cérebro.

Sintomas psicológicos que podem ser causados pela ansiedade

  • Tensão e nervosismo exagerados
  • Sensação de que algo ruim está para acontecer a todo momento
  • Falta de concentração em coisas simples
  • Medo constante de todas as coisas, como barulho do vento
  • Descontrole dos pensamentos, principalmente o que está causando a tensão.
  • Irritabilidade devido ao nervosismo
  • Agitação constante de braços e pernas
  • Insônia, devido aos pensamentos

Sintomas físicos que podem ocorrer

  • Aperto no peito
  • Falta de ar
  • Boca seca devido ao aumento da respiração
  • Descontrole das mãos
  • Dores de barriga ou diarreia devido ao funcionamento irregular do intestino
  • Náuseas e suor excessivo
  • Sensação de fraqueza  
  • Tensão muscular

Quais são as causas? – Tudo sobre a ansiedade

Muitas podem ser as causas que fazem uma pessoa ter distúrbios de ansiedade, no entanto as causas podem ser derivadas de certos fatores como:

  • Genética, histórico de ansiedade na família  
  • Históricos de eventos estressantes e traumáticos, como acidentes e presenciar situações traumatizantes
  • Maneira de como a pessoa organiza seus pensamentos
  • Doenças físicas que levam a pessoa ficar medo de morrer
  • Consumos de álcool e drogas em alta quantidade

Como tratar a ansiedade de maneira efetiva?

Experimente controlar a respiração

Manter o controle da respiração é mais que fundamental para oxigenar o seu corpo de maneira eficaz. Dessa forma, você tem o melhor controle do seu corpo e pensamentos que venham surgir.

Portanto, fazer algumas aulas de yoga, tai chi chuan ou simplesmente começar a meditar, podem te ensinar a encher os seus pulmões de oxigênio e depois ir soltando aos poucos.

Experimente fazer isso sempre que conseguir até que se transforme em um habito seu.

Pratique exercícios físicos constantemente

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Caminhar algumas vezes na semana pode te ajudar e muito a controlar a sua ansiedade, isso porque o exercício físico faz com que o corpo libere mais serotonina, hormônio que libera sensação de prazer e acalma.

As práticas podem ser combinadas com uma meditação ativa, basta ter pensamentos relaxantes e positivos enquanto caminha.

Portanto, faça caminhadas de 30 minutos umas três vezes na semana, se possível convide um amigo (a).

Esteja com pessoas que te fazem bem

Ter as pessoas que você ama por perto pode te ajudar a não ter crises de ansiedade constantemente, pois de certa forma te dará mais segurança e então é mais fácil esquecer as tensões e momentos que podem fazer você entrar em desespero.

O fato de estar sozinho pode ser ainda mais perigoso, pois a sensação de impotência te deixa enfraquecido para lidar com momentos de muito estresse.

Invista em alimentos que contenham Triptofano

Já ouviu falar em alimentos que te deixam feliz da vida? Não é contos de fada, e eles existem sim.

São alimentos que possuem ou ajudam na liberação de Triptofano, ou seja, uma substância que nos deixa mais tranquilos e bem-humorados, eles se fazem presente nos alimentos como; o chocolate, abacate, mel, banana, nozes e ômega 3, pois isso faça um favor a si mesmo e consuma uma porção desses alimentos no seu dia-a-dia.

Evite pensamentos negativos

Contudo, é de suma importância, que você evite sempre que possível os pensamentos negativos, e procure analisar os lados positivos das situações antes de entrar em desespero.

Primeiramente pense em coisas boas e respire fundo.

Evite deixar um pensamento negativo chegar até você, pois isso é determinante para que você não crie paranoias com situações irrelevantes e inexistentes.

Contudo, caso esteja incontrolável e você não consiga tratar sua ansiedade com essas dicas, não perca tempo em solicitar a ajuda de um terapeuta.

No entanto, talvez seja necessário tomar alguns medicamentos como calmante para controlar o nervosismo.

Por fim, não se preocupe, pois, a ansiedade é controlável. As pessoas ao seu redor tentarão te ajudar assim que tomarem ciência dessa sua condição.

Tenha sempre amor próprio e não deixar de se cuidar para que você possa estar sempre de bem com a vida.

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