Tudo sobre o câncer de pele

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


cancerQuando vem chegando o verão todos nós já pensamos em ir à praia para tomar sol e pegar aquele bronze, porem muitas vezes nós abusamos e ficamos tomando sol em horários impróprios para isso e esse tipo de atitude pode prejudicar muito a nossa pele causando o câncer de pele, e como o final do ano tá ai, as férias estão chegando e as idéias de viajar já estão surgindo resolvemos fazer um resumo sobre o câncer de pele para que você saiba exatamente o que pode e o que não pode fazer.

O que é o câncer de pele

O câncer de pele se dá quando as células da pele começam a crescer de forma desordenada, isso pode ter várias causas mais a principal é a longa exposição dos raios ultravioleta e até aquelas cabines de bronzeamento artificial, o câncer de pele é tipo de câncer mais comum, o câncer de pele atinge na maioria das vezes as pessoas brancas e ele está mais presente em países tropicais como Brasil e Austrália, o câncer de pele tem vários tipos diferentes, uns mais perigosos e outros não, veja um pouco sobre cada um.

Tipos de câncer de pele

Carcinoma Basocelular: É o tipo mais comum, cerca de 75% dos casos são dele, é o menos agressivo também, a maioria das vezes ele aparece no rosto, braços e pescoço, tem uma aparência que é bem fácil de reconhecer com vasos sanguíneos bem pequenos na superfície e ulceração as vezes.

Espinalioma: ele tem um crescimento rápido e doloroso, é uma área vermelha com crostas ou inchada ou algumas vezes meio escamosa, por ser de fácil identificação ela tem um índice muito grande de cura e não se espalha para outras áreas do corpo.

Doença de Bowen: Ocorre normalmente nas mulheres com mais de 50anos, é caracterizada por irregularidade na pele ou uma forma vermelha delimitada, tem um crescimento lento.

Melanoma: ele representa 5% dos casos de câncer de pele e quanto menor ele for maiores são as chances de cura, se caracteriza por uma área de bordas irregulares, normalmente é maior de 6 mm e tem uma variação na cor, é mais freqüente em mulheres entre 30 e 79 anos.

Sarcoma de Kaposi: ocorre normalmente em homens brancos, mais velhos e com problemas imunológicos, esse tipo pode ser associado a um vírus de HIV ou da Herpes, é o tipo mais clássico, acontece nos tecidos em quatro formas diferentes.

Carcinoma de células de Merkel: é um tipo raro e agressivo, normalmente esse tipo aparece na cabeça, no pescoço e nas extremidades, é muito comum em idosos de pele clara e portadores de HIV, são grandes elevações na pele, duras e com tons que vão do avermelhado até o arroxeado, eles sagram facilmente e crescem muito rapido.

Causas do câncer de pele

– Exposição aos raios ultravioleta ou bronzeamento artificial.
– Feridas crônicas que não cicatrizam
– Pessoas portadoras de uma deficiência genética chamada Xerodermia Pigmentosa.
– Tabaco

Como se prevenircancerdepele

– Não ficar no sol no período entre 10h e 16h
– Usar chapéu, óculos e outras proteções mesmo no horário que pode ficar no sol
– Usar filtro solar com um fator de proteção 15 ou mais e que proteja dos raios ultravioletas, repassar o protetor de acordo com as instruções


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!