Tudo sobre os efeitos do aquecimento global

1


Os efeito do aquecimento global já podem ser sentidas pois se dá no aumento considerável da temperatura média nos oceanos e da superfície da Terra que já vem acontecendo há anos onde dados do relatório de avaliação do painel intergovernamental sobre as mudanças climáticas em 2007 apontaram que a temperatura terrestre aumentou cerca de 0,18°C durante o século XX.

Este foi um dos maiores registros sobre o aumento da temperatura foi ainda no século XX em decorrência das crescentes concentrações de gases do efeito estufa sendo este o resultado das atividades humanas como o desflorestamento e a queima de combustíveis fósseis já o escurecimento global é uma das consequências do aumento das concentrações de aerossóis atmosféricos que bloqueiam a parte da radiação solar.

Um dos lugares que mais vem sofrendo ultimamente com o aquecimento é a Europa que tem sido castigada nos últimos anos com grandes ondas de calor de mais de 40 graus centigrados, a quantidade de desertos aumentam a cada dia além dos fortes furacões e tornados que acabam causando grandes destruições e mortes.

Efeitos do aquecimento global no Brasil e no mundo.

Consequências do aquecimento global

O aquecimento global certamente ainda está distante de uma solução definitiva então o que mais vale é a conscientização de cada um para fazer a sua parte diante a sociedade com atitudes diferentes para ter um futuro diferente.

Conheça algumas das consequências e efeitos do aquecimento global que tendem a piorar com o passar dos anos.

– Aumento considerável dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares aumentando o nível das águas dos oceanos.

– Maior incidência de furacões, ciclones e tufões com o aumento da temperatura e fazendo com que a evaporação das águas dos oceanos potencializem as catástrofes.

– Aumento no número de desertos, pois com o aumento da temperatura provoca a morte de animais, espécies e também a vegetação como um todo desequilibrando o ecossistema.

– As ondas de calor têm prejudicado muito as regiões, especialmente a Europa que sofre constantemente com as ondas de calor.

Derretimento das geleiras – consequência do aquecimento global

Principais causas para o aquecimento global

Animais sofrem com o aquecimento global.

Mesmo com os problemas sérios de temperaturas que estamos sofrendo ainda não se sabe exatamente a causa do aquecimento global, pois ainda estão sendo realizadas pesquisas por profissionais que estudam o assunto há anos, porém uma das principais atribuições ao problema está sendo relacionada com as atividades realizadas pelo homem.

As atitudes que vêm sendo tomadas pela humanidade como um todo está fazendo com que este processo se acelere e se intensifique ainda mais o efeito estufa que é agravado com a queima de combustíveis fosseis como petróleo, carvão mineral e gás natural.

Quando acontece a queima desses gases acaba sendo produzido o óxido nitroso, dióxido de carbono e gás metano que acaba retendo o calor decorrente das radiações, causando o aumento das temperaturas principalmente nas grandes cidades como São Paulo onde o fluxo de veículos é intenso durante todo o dia liberando uma quantidade maior de gases.

Medidas tomadas por Veneza para conter o aumento do nível do mar

Como podemos evitar o aquecimento global

De um modo geral as causas e efeitos do aquecimento global estão se tornando cada vez mais irreversíveis por isso cabe a cada uma fazer a sua parte como cidadão para ajudar a combater o aquecimento, veja algumas alternativas:

– Usar recursos biodegradáveis.
– Separar a coleta de lixo.
– Deixar o carro em casa e ir para o trabalho de ônibus ou bicicleta.
– Economizar energia elétrica.
– Diminuir o uso de combustíveis fósseis.
– Apoiar os programas de reflorestamento.
– Não jogar lixos e entulhos nos rios.
– Não praticar queimadas e desmatamentos.

Contudo essas são atitudes que pareçam simples, mas podem fazer toda a diferença de casa um se conscientizar e fazer a sua parte.

Deixe uma resposta