Home / Tutorial / Tutorial: Como formatar pendrive rápido e simples!

Tutorial: Como formatar pendrive rápido e simples!

O pendrive pode ser considerado uma das melhores invenções atuais quando o assunto é troca de dados, além de muito pequeno, também consegue armazenar informações importantes de forma segura e simples. O pendrive funciona como o drive do computador, mas sua maior vantagem é que dá para levar no bolso aonde quiser.

No entanto, hoje em dia armazenamos muitas informações e arquivos no pendrive, então formatar de vez em quando é sempre importante. Mas por que é preciso formatar pendrive? Bom, desta forma se torna mais simples liberar espaço do dispositivo para armazenar novas informações.

Você sabia que existem muitas opções que o sistema oferece? É possível escolher a configuração que mais satisfaça suas necessidades no momento. Vale a pena conferir!

Formatar Pendrive – Windows (XP, Vista, Windows 7 ou Windows 10)

formatar pendrive

Não importa qual seja o Windows que você esteja usando no momento, a forma de formatar pendrive continua a mesma. Ao inserir o dispositivo no USB, ele será reconhecido rapidamente pelo sistema operacional.

É possível encontrar o dispositivo em “Computador”, ou em “Meu Computador”. Para começar a formatação é preciso clicar com o botão direito no drive de sua opção e escolher a opção “Formatar” para abrir as informações do pendrive em questão. É possível ver a capacidade total do dispositivo, o sistema de arquivos, unidade de alocação e pode renomear também o volume.

1 formatar

Além disso, você pode optar por formatação rápida ou normal. Quando selecionar a opção “Iniciar”, o sistema logo vai pedir sua confirmação para que o processo continue, uma vez que a formatação irá apagar todos os dados do pendrive. Clique em “Ok” para fazer a formatação!

2 formatar

Formatar Pendrive – Linux e Mac

Para quem usa Linux, a formatação também pode ser feita da mesma forma, ou seja, basta clicar com o botão direito no pendrive e escolher a opção “Formatar” para escolher todas as opções disponíveis e processos.

3 formatar

Com o Mac, para formatar pode ser um processo um pouco mais longo, mas não precisa se preocupar porque não é tão complicado assim. Abra o HD e clique em “Aplicativos” e, logo em seguida, clique em “Utilidades”. Assim você chegará com facilidade até os drives, no entanto, ainda é preciso um duplo clique em “Utilidade de disco” e selecionar o seu pendrive.

4 formatar

Para formatar no Mac, você precisa selecionar o pendrive em questão, seguido de “Apagar” para acessar todas as informações e optar pela melhor forma de formatação para você!

Problemas para formatar pendrive

Você sabia que existem muitas causas que podem acabar complicando ou, até mesmo, impedindo a formatação do pendrive? O pior é quando você só pode usar o pendrive assim que formatar e com esses problemas se torna um pouco mais complicado.

Existem muitos motivos para que o pendrive em questão não seja formatado, mas infelizmente existem muitas formas de conseguir corrigir esses problemas!

Não consigo formatar o pendrive – Conheça a seguir as causas mais comuns!

  • Protegido contra gravação;
  • Criptografado;
  • Infectado;
  • Fim da vida útil;
  • Arquivo em uso;
  • Dano físico;
  • Sistema de arquivo;
  • Soluções gerais.


Caso você acredite que um desses itens selecionados seja o problema que esteja enfrentando no momento, saiba que temos a solução perfeita para você. O TechTudo fez uma matéria incrível mostrando como solucionar cada problema dessa lista, vale a pena conferir e descobrir agora como conseguir formatar seu pendrive!

Problemas para formatar pendrive? Descubra possíveis causas!

Criar Pendrive Bootavel

Quer criar pendrive bootavel de forma simples e rápida? Então, vale a pena conferir os 6 programas para criar pendrives bootavaeis. De forma simples e rápida é possível escolher o programa que mais combina com sua necessidade no momento.

O programa mais fácil de usar é o WinUSB Maker, é um dos aplicativos do gênero mais populares que existem. O sucesso vem da simplicidade da ferramenta, já que não existe necessidade de instalar o programa para poder utilizar todos os recursos oferecidos.

Com poucos cliques é possível usar o WinUSB Maker, vale a pena conferir esse programa e muitos outros que criam pendrives bootaveis!

Veja Também

Instalar Whatsapp no Celular

Quer Instalar WhatsApp no Celular? Descubra o passo a passo mais simples e rápido que existe para uma instalação segura do app!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *